Órgãos municipais estiveram representados no Fórum de Justiça de Caxias (MA), na Cidade Judiciária nesta sexta-feira (12), quando participaram de um encontro de gestores públicos e representantes institucionais para a elaboração, formatação e implantação de projetos na área da Justiça Restaurativa, compartilhados pelo juiz e coordenador do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, Dr. Jorge Leite.

O encontro ocorreu no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Caxias (MA) e teve como tema “Justiça Restaurativa: um novo olhar sobre a restauração das relações e conflitos” no intuito de promover a aproximação e a restauração entre as partes envolvidas.

Dentre os órgãos que estiveram representados da Prefeitura de Caxias, destacam-se: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Coordenação Municipal de Juventude, dente outros órgãos, além Polícia Militar e integrantes da justiça.

A Justiça Restaurativa é um método que busca realizar o encontro entre vítima e ofensor com o objetivo de fazer com que a vítima possa superar o trauma que sofreu e responsabilizar o ofensor pelo crime que praticou. Com isso, dentre os princípios desse tipo de justiça existem a corresponsabilidade, a reparação dos danos, o atendimento às necessidades de todos os envolvidos, a informalidade, a voluntariedade, a imparcialidade, a participação, o empoderamento, a consensualidade, a confidencialidade, a celeridade e a urbanidade.