Foi iniciado nesta segunda-feira (15), mais um Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas de Catarata e Pterígio em Caxias. A ação é resultado da parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta segunda (15) e terça-feira (16), os procedimentos cirúrgicos estão sendo destinados a pacientes de municípios da região: Coelho Neto, Matões, Aldeias Altas, São João do Sóter, Parnarama, Duque Bacelar e Buriti de Inácia Vaz. Já para a população de Caxias (MA), as cirurgias serão realizadas na quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

A ação está sendo acontecendo no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, das 8h às 17h. Ermando Filho, diretor do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, destacou a importância do mutirão para à população.

“O público-alvo são todas as pessoas que tiveram diagnóstico de catarata e pterígio que estão na fila de espera, talvez por falta de condições, porque essas cirurgias têm altos valores. Muitas vezes os pacientes com menos condições têm o diagnóstico, mas não conseguem resolver seu problema por falta de dinheiro, e aqui pela segunda vez trouxemos esse mutirão que beneficiar essas pessoas”, frisou.

O médico oftalmologista, Vennes Aguiar, falou sobre os procedimentos para tratar a catarata e o pterígio. “O tratamento do pterígio consiste na exérese, uma cirurgia simples realizada em 5 a 10 minutos, onde é retirado o tecido do olho e feito um transplante conjutival para evitar que ele volte novamente, a ocorrência pode ser tanto em jovens, quanto em idosos. Já a catarata é normalmente em pacientes idosos, depois dos 60 anos. A catarata é a opacificação de uma lente, que nós já temos naturalmente dentro do olho. É onde temos o maior índice de cegueira curável no mundo”, explicou.

Maria de França, 69 anos, falou sobre a dificuldade de conviver com a catarata. “A visão é ruim, embaçada, às vezes arde e lagrimeja o olho. Hoje eu estou muito feliz que irei fazer a cirurgia, porque aguardei muito tempo”, disse.

“Atrapalha em tudo, porque você não enxerga. Quando você olha para qualquer lugar, fica aquela parte branca, é muito difícil de conviver com ela. Estou muito feliz, pois vou conseguir fazer a cirurgia”, disse o paciente Damião, que aguardava cirurgia de catarata.