Profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) Infanto-juvenil e III, participaram na última terça-feira (16) de um treinamento de Primeiros Socorros, ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias.

A ação teve com objetivo capacitar as equipes para realizar uma assistência imediata aos pacientes em casos de urgências, como crises convulsivas, engasgos, cortes, entre outras. Marcos Daniel, socorrista do SAMU, falou sobre as informações e orientações passadas durante o treinamento.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Caxias foi solicitado pelo CAPS III e CAPS IJ para ministrar um curso de Primeiros Socorros. Nesse curso nós repassamos orientações sobre controle de hemorragia, crise convulsiva, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, engasgo parcial e total. Todos esses temas nós estamos compartilhando para eles usarem no local de trabalho deles e em casa, é um conhecimento que eles levam por toda vida”, disse.

A coordenadora do CAPS IJ, Brenda Amancio, destacou a importância do treinamento para os profissionais. “É um treinamento fundamental para todos aqueles que atuam na área da saúde, para que estejamos aptos a prestar uma assistencia imediata, quando necessário, porque os riscos são rotineiros. Na nossa unidade, nós temos um público que apresenta crise convulsiva e esse treinamento nos prepara para essas situações, mas também há riscos que todos nós estamos suscetíveis a correr, como engasgo ou uma possível parada respiratória, são situações que estamos à mercê na nossa vida”, frisou.

É uma parceria do SAMU Caxias com toda rede de saúde do município, inclusive com os CAPSs, para o treinamento de primeiros socorros para que em qualquer eventualidade com pacientes dessas unidades, caso eles precisem desse atendimento, a equipe estará capacitada”, disse Franklin Maranhão, diretor do SAMU Caxias.