A Vigilância Sanitária Municipal de Caxias, participou de de uma capacitação realizada pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão (SUVISA) nessa quinta-feira (18), que envolve profissionais que fazem parte das vigilâncias municipais da regional de Caxias (MA). O objetivo foi compartilhar informações  sobre direito sanitário, com o foco na abertura de um processo administrativo. A ação contou com a presença da gestora regional de saúde, Rita Paz, durante a abertura.

Jonas Dutra, coordenador jurídico da SUVISA/SES, destacou o objetivo da ação. “A capacitação visa uma melhor aplicabilidade da fiscalização, fazendo com que o controle sanitário do município entregue uma melhor qualidade de produtos de consumo da população. Tendo como objetivo que os profissionais se qualifiquem a identificar produtos vencidos, a qualidade de produtos, até a questão da entrega do produto ao consumidor”, explicou.

A Vigilância Sanitária é órgão que verifica, fiscaliza e garante a boa qualidade dos produtos consumidos pela população. Em Caxias, as fiscalizações são realizadas constantemente aos estabelecimentos.

Hebert Assunção, coordenador da Vigilância Sanitária de Caxias, falou sobre a capacitação e a rotina do órgão no município. “Essa é uma capacitação sobre a abertura de processos administrativos e está sendo ministrado pela Vigilância Sanitária do Estado. O trabalho de fiscalização nos estabelecimentos é de rotina e naqueles onde são encontradas alterações é feito a abertura de processos para que essa empresa possa vir se regularizar perante a Vigilância Sanitária”, disse.

Thays Silva, fiscal sanitária de São João do Sóter, ressaltou o trabalho da Vigilância Sanitária. “Muitas pessoas não sabem a importância da Vigilância Sanitária no município, por isso é muito importante destacar que ela atua em comércios, padarias, farmácias, mercados centrais verificando os estoques de alimentos para que nós, que somos consumidores, não venhamos comprar alimentos vencidos”, conta.

Além disso, também foi destacado a importância da população informar às vigilâncias municipais as irregularidades percebidas, para que sejam corrigidas. “É importante que a população, caso verifique qualquer irregularidade, comunique aos órgãos de controle, que é a Vigilância Sanitária, para que seja identificado se há algum risco a saúde pública”, finalizou Jonas Dutra, coordenador jurídico da SUVISA.