Em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a transferência aérea de uma criança de 1 ano e 7 meses para uma unidade de saúde de São Luís, para internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

A transferência foi realizada em conjunto pelas as equipes do Complexo Hospitalar Gentil Filho, do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias e a Centro Tático Aéreo (CTA) do Maranhão.

Júlio Tinoco, médico do SAMU Caxias, falou sobre o quadro de saude da paciente. “É uma criança com diagnóstico de asma que pegou uma infecção comunitária, uma pneumonia bacteriana associada, devido a isso é uma transferência delicada e de extrema urgência, pois ela necessita de uma UTI pediátrica para efetuar um melhor tratamento para o quadro dela, por isso solicitamos apoio do Centro Tático Aéreo”, disse.

Felipe Bruno, fisioterapeuta, ressaltou o êxito na parceria para transferência. “Hoje estamos agradecendo a Deus, pois deu tudo certo, e ao Município que esteve de prontidão para arcar com todos os aparatos para realizar a transferência. Essa criança chegou em estado muito crítico, mas obtemos êxito para realizar a transferência aérea”, finaliza.