Foi aberta nessa segunda-feira (22), no Shopping Center de Caxias, pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (MA), por meio da Assessoria Multiprofissional, a edição local da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema: Romper Paradigmas, Conscientizar a Sociedade e Superar as Barreiras – Incluir. As ações seguem de até dia 26 de agosto de 2022.

Nós iremos trabalhar de diversas formas em diversos lugares, inclusive nas escolas. Nesta terça-feira nós temos uma apresentação de artes das crianças com alguma deficiência. Nós queremos potencializar as pessoas com deficiência, que elas são capazes e é um grito de liberdade para que cada pessoa na sociedade saiba do potencial delas“, destaca Fátima Sousa – coordenadora da Assessoria Multiprofissional de Caxias (MA)

Atualmente na Rede Municipal de Educação de Caxias, são mais de 2 mil crianças e adolescentes com alguma deficiência que integram o ensino regular, com as condições ofertadas pela educação caxiense que aos poucos vence os desafios diários, em parceria com as entidades representativas das pessoas com deficiência em Caxias (MA): Associação dos Deficientes Visuais, APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Caxias, além do Conselho da Pessoa com Deficiência.

Nós vemos que as pessoas com deficiência estão sendo mais atendidas. A gente tem acompanhante em sala de aula e a gente ver que está avançando mais o cuidado com a pessoas com deficiência, não só visual, mas outras deficiências também”, lembra Fernando Nascimento, presidente da Advirc.

Quando falamos de deficiência, uma palavra que a gente leva é o respeito. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma oportunidade de conscientizarmos a sociedade de que essas pessoas existem e merecem um lugar na sociedade”, frisa Camila Baúna, presidente do Comped.

Nós iniciamos um processo de escuta com as crianças, com os professores e pais. E, depois promovemos alguns encontros e capacitações, e investimos no agente de inclusão, no interprete de libras, no transcritor de braile e hoje nós temos esses profissionais na rede municipal de educação. Nós temos também o Instituto Benjamin Constant que nos enviam materiais. Nós também reabrimos a escola Maria Luiza com todos os profissionais especializados”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect)

Durante a abertura, houve ainda uma palestra onde, Francisco Guilherme e Francisco Emanuel, cantaram.

Finalizando os trabalhos, uma palestra magna foi ministrada por João Ricardo, diretor do Instituto Benjamim Constant Rio de Janeiro, mediada por Aristóteles Mendes, especialista em educação especial e inclusiva. O tema abordado foi: Superar Barreiras para garantir a Inclusão.

É necessário que tenhamos olhares diferenciados para cada um. É preciso que na educação especial, se nós queremos que ele caminha muito bem, tem que ter atendimento individualizado. A equipe escolar deve ter um olhar individualizado pela equipe de atendimento. Cada pessoa tem uma história diferente e o importante é que todos tenham espaço na sociedade”, frisa João Ricardo, diretor do Instituto Benjamim Constant.