Juntamente com representantes de 14 órgãos municipais, estaduais e federais, a Secretaria Municipal de Saúde, representada pela secretária de Saúde, Mônica Gomes, participou da segunda reunião do Projeto Duas Rodas, do Governo do Estado do Maranhão. O projeto tem como objetivo a redução dos índices de violência e mortalidade no trânsito em Caxias e municípios da região.

Dentro os órgãos presentes, estiveram representes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Secretaria Municipal de Segurança Pública, entre outros. Mônica Gomes, secretária de Saúde, falou sobre a importância do projeto para a rede de saúde do município. “Os efeitos desse projeto irão ajudar no trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que as pessoas acidentadas vão parar na rede hospitalar. O que se quer com esta ação é reduzir, controlar e prevenir os acidentes de trânsito”, disse.

Rita Paz, gestora regional de Saúde, destacou os temas abordados na reunião. “Estatisticamente todos os dados, seja em Caxias, no Maranhão e até mesmo a nível nacional, a grande maioria é ocasionado por pessoas trafegando em transportes de duas rodas. Hoje nós estamos no segundo encontro, no primeiro encontro tivemos uma explanação sobre o que é o projeto, que já foi implantado em outras regiões do Estado e hoje estamos trazendo para o município de Caxias”, ressaltou a gestora.

A promotora de Justiça, Ana Claudia, frisou a importância da participação do órgão no projeto. “A Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde tem total interesse em participar desse projeto, porque tem como um dos focos a vida. O projeto se chama duas rodas, mas engloba todo o trânsito e na ponta disso se encontra a saúde, que são os acidentes, a lotação dos hospitais, cirurgias que muitas vezes são necessárias. Por isso, a promotoria está em total envolvimento, no sentido de ajudar na prevenção dos acidentes de trânsito”, frisou.

“A Polícia Militar irá participar como membro nato, como sempre fez parte de todos os projetos que envolvem segurança pública. Iremos trazer as experiências que tivemos em outras cidade, como Codó, Coroatá e Pedreiras, para que possamos diminuir os índices de acidentes de trânsito na cidade de Caxias”, disse o tenente-coronel, Ricardo Almeida.

Almeida Neto, chefe da PRF em Caxias, falou da participação do órgão no projeto. “A Polícia Rodoviária Federal mesmo sendo um órgão federal, faz parte da realidade do município de Caxias e dos municípios circunvizinhos e entende que é importante participar desse projeto, haja vista que também trabalha a questão da redução da violência no trânsito, no âmbito da rodovia federal”, disse.

“Esse projeto é muito importante para Caxias devido ao alto índice de acidentes de trânsito, principalmente de motoqueiros. Foi uma grande iniciativa do Governo do Maranhão, porque vamos formar um comitê para tentar diminuir o índice de acidentes de trânsito em Caxias, principalmente com mortes”, finaliza Tinoco, diretor do CIRETRANS Caxias.