Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) da região de saúde de Caxias, estão participando de um curso que tem duração de 5 dias com o tema “Manual de Intervenção de Saúde Mental”, ministrado pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Governo do Estado Maranhão.

O curso faz parte do Projeto PlanificaSUS, na linha de cuidados de Saúde Mental, e tem como objetivo capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para o manejo correto de pacientes com transtornos mentais, dessa forma diminuindo a demanda dos Serviços Especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Ambulatórios de Saúde Mental.

Ana Carolina, coordenadora dos Projetos de Planificação nas Regiões de Saúde do Maranhão, falou sobre o objetivo da capacitação. “A nossa perspectiva com o Projeto PlanificaSUS, na linha de cuidado de Saúde Mental, é a organização da Rede de Atenção à Saúde com base na Atenção Primária. Sendo qualificada, a gente organiza a rede para que os pacientes cheguem na forma, no tempo e com o cuidado certo até o Serviço Especializado, que no caso são os CAPS e a Rede Hospitalar, caso seja necessário”, explicou.

A coordenadora de Saúde Mental do Maranhão, Isabele Rego, destacou a capacitação dos profissionais para organizar os atendimentos. “A gente visa fazer a ordenação do cuidado, ou seja, que as pessoas com transtornos mentais sejam encaminhadas desde a Atenção Primária e sejam atendidas pelos profissionais que estão sendo capacitados, e caso seja necessário ir para o Serviço Especializado, que são os CAPS até a Alta Complexidade, no Hospital Geral. O grande objetivo é desmistificar e quebrar esse preconceito de que as pessoas com transtornos mentais são atendidas apenas dentro dos CAPS”, disse.

“Quando a gente pensa no paciente que tem uma comorbidade psiquiátrica é preciso falar em todos os âmbitos de saúde. Não é possível se falar do paciente psiquiátrico, olhando apenas para os CAPS, como se pensa, mas é preciso também se pensar que na Atenção Primária existem profissionais capacitados para trabalhar com esse público”, ressaltou Luís Fernando, diretor da Policlínica de Caxias.

Após serem capacitados, os profissionais que estão participando do curso também se tornarão multiplicadores do Manual de Intervenção para Transtornos Mentais para os demais profissionais que fazem parte da Atenção Primária à Saúde de cada município da região de Caxias.

“A saúde mental é contínua na nossa vida profissional, mas nesse momento vamos dar ênfase nisso. O curso está nos capacitando, para capacitarmos posteriormente outros profissionais para que o atendimento seja melhorado”, disse Erlane Lívia, referência técnica da Saúde Mental de Caxias.

Fabiana Queiroz, secretária adjunta de Saúde de Coelho Neto, frisou que a planificação visa desestigmatizar a visão de que os pacientes com transtornos mentais só devem ser atendidas em CAPS. “O município encaminhou 12 profissionais para serem capacitados, com objetivo de que aqueles casos mais leves de transtorno mental sejam identificados na Atenção Primária, já que ela é a porta de entrada de todos os pacientes. A gente tem um certo estigma da população em procurar os CAPS, e após a pandemia muitos casos de transtornos mentais aumentaram, e essa capacitação vem buscar essas pessoas para que elas procurem as Unidades Básicas de Saúde pois os profissionais estarão capacitados”, disse.

“A partir desse treinamento vamos estar mais capacitados a receber essa demanda e a partir disso referenciar melhor esses pacientes a demanda dos CAPS. Hoje recebemos uma demanda muito grande e acabamos encaminhando mais os pacientes para os CAPS e isso deixa o atendimento deles muito sobrecarregado. Essa capacitação é para melhorar a qualidade do atendimento e tornar os profissionais da Atenção Primária mais qualificados a receber essa demanda”, finaliza o médico, Rodrigo Chaves.