A Praça Dom Luís Marelim foi o local escolhido para realização do Chá Inclusivo, que faz parte das ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Intelectual e Múltipla. O objetivo é dar visibilidade às pessoas com deficiência, conscientizar as mães, pais, professores, gestores e a sociedade de que todos eles, embora com limitações têm potenciais a serem descobertos e mostrados. Tanto as mães de pessoas com alguma deficiência, quanto as pessoas que já convivem com a condição de deficiente desde o nascimento, destacam a importância desse momento.

Já avançou muito, mas é sempre bom melhorar”, disse João Afonso, integrante da ADEFIC.

A forma da inclusão é a melhor maneira de respeitar as pessoas com deficiência e valorizar”, disse Francisco Valdir, pessoa com deficiência.

Nenhuma deficiência faz a pessoa, então devemos ser vistos como um todo. Tem muito a avançar, mas com o passar do tempo a gente vai melhorar”, reforça Salustiana Pinho, pessoa com deficiência.

O que eu puder fazer para participar e acompanhar o meu filho eu vou fazer até onde for possível“, frisa Lucilene Reis, mãe.

Nós já avançamos muito, e negar avanços é negar a própria luta. Nós precisamos avançar na Assistência Social, na Saúde, na Educação, e continuar insistindo e buscando todas as políticas públicas para pessoas com deficiência”, destaca Paulo Carneiro, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Este ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como tema: Romper Paradigmas, Conscientizar a Sociedade e Superar Barreiras – Incluir. Atualmente mais de 2 mil crianças e adolescentes são assistidas pela Secretaira Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (MA). O encontro também contou com a presença de representantes de municípios da região e entidades

Hoje nós estamos com o Chá Inclusivo que tem a temática sobre Semelhanças e Diferenças em uma roda de conversa com profissionais de cidades diferentes. A ideia é falar sobre o contexto pedagógico e as dificuldades que são enfrentadas e como marcar estratégias para trabalhar nos dias atuais”, destaca Fátima Sousa, coordenadora da Assessoria Multiprofissional.

É muito importante para que as pessoas possam observar mais sobre as pessoas que tem mais dificuldades. De uma certa forma, ainda existe um pouco de preconceito e esse encontro vem conscientizar. No nosso município nós atendemos todos os tipos de deficiência”, disse Rubia Martins, coordenadora de educação especial em Afonso Cunha.

O que estamos promovendo durante a semana é um encontro de ideias e um grande trabalho de alunos e professores. São escutas de pais, professores, alunos e profissionais. O que estamos fazendo aqui é riquíssimo e nós vamos produzir conhecimentos. E, é isso que vamos fazer“, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.