A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) realizou nessa quinta-feira (25), a Caminhada da Inclusão, ainda na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, juntamente com a Assessoria Multiprofissional. O objetivo foi mostrar aos caxienses que as pessoas com deficiência estão ocupando cada vez mais os seus espaços na sociedade e buscando mais políticas públicas.

As ações são realizadas com unidades de ensino, associação e entidades representativas: ASC, ADVIRC, ADFIRC, AMA,  APAE, Mulheres atípicas, Isentidos e URE. Atualmente, somente na rede municipal de educação são assistidos mais de 2.105 alunos com alguma deficiência, que já estão inseridos de alguma forma nas políticas públicas municipais.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como tema: romper paradigmas, conscientizar a sociedade, superar barreiras – Incluir.

“É importante que todos vejam do que eles são capazes. Eles passam por dificuldade, mas a gente vai vencer essa barreira”, disse Ilsamar da Silva Araújo.

É um momento em que nós conseguimos dar visibilidade aos trabalhos da educação especial. E, agora temos o Comitê Gestor para darmos mais apoio aos professores do AEE trazendo as demandas para a Secretária de Educação”, frisa Sônia Foncim, professora.

É um momento impar onde todos estamos de mãos dadas em prol de uma inclusão para a melhoria das pessoas com deficiência”, disse Francília Lima, presidente da AMA.

Se não fosse por vocês, nós estaríamos aqui sozinhos e não queremos estar sozinhos, gestores, professores, atendimento especializado. Estamos envolvendo tanto zona urbana, quanto zona rural, temos ainda as famílias e associações. Esse é um momento muito importante, onde nós reforçamos o cuidado com as pessoas que têm alguma deficiência”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.