Nessa quinta-feira (25), agentes comunitários de saúde receberam formação sobre a Lei Maria da Penha, e aprenderam um pouco mais sobre as formas de combate a violência contra as mulheres.

“A gente se faz presente na comunidade, estamos com as famílias e adquirimos a confiança dessa população. As pessoas sentem confiança em relatar as situações, por isso é importante nos capacitarmos para podermos ajudar ainda mais”, disse Jacionira Abreu, agente comunitária de saúde.

“A palestra foi bastante proveitosa, tendo em vista que os agentes comunitários de saúde são um grupo que têm uma aproximação com a população, portanto, é uma forma da gente entender os mecanismos, as ações e os órgãos que podem ajudar as mulheres de um modo em geral”, frisa Dayane Gabriele, agente comunitária de saúde.

A ação foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que integram à Rede de Enfrentamento e Atendimento às Mulheres em situação de violência. Com o tema “16 anos da Lei Maria da Penha”, a ação faz parte do cronograma de atividades da Campanha Agosto Lilás de prevenção e combate à violência doméstica.

“É importante que todos possam conhecer, porque o conhecimento é que transforma. Toda a rede precisa estar capacitada para que possamos melhorar os indicadores. Os agentes estão no cotidiano das famílias e eles são o elo com as Unidades Básicas de Saúde, pois trazem as informações. As vezes as mulheres têm queixas e nós encaminhamos para a rede, como o CRAM e a Secretaria da Mulher”, frisa Ângela de Melo, coordenadora das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS).

“É de grande importância os ACSs aqui hoje, porque eles são um elo com as UBSs. O nosso objetivo é ajudar na prevenção e a gente sempre lembra que a denúncia pode ser feita de forma anônima para garantir a segurança”, ressalta Fernanda Almeida, representante da Secretaria Municipal de Saúde.

“Hoje os atores principais dessa ação são os ACSs, que estão ligados diretamente aos caxienses. São eles que adentram as casas das pessoas. Então, nada melhor do que capacitá-los para que eles defendam a mulher caxiense”, afirma Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.