Na Praça da Bíblia, uma solenidade religiosa e apresentações culturais marcaram o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), onde foram realizadas várias atividades no período de 22 a 26 de agosto, com o objetivo de dá visibilidade as pessoas que vivem com deficiência em Caxias (MA).

“Nós temos muitas pessoas com deficiência na rede municipal e estadual, estamos sempre colocando profissionais para que elas sejam melhor acompanhadas”, destaca Lacy Assunção, gestora regional de educação (URE).

“Esse é um momento muito importante para mostrar para a sociedade aqui de Caxias, a importância de se promover a acessibilidade. Nós temos um número de pessoas muito grande com alguma deficiência, eles precisam de espaço no mercado de trabalho para desenvolverem suas habilidades. As pessoas precisam entender como respeitar a identidade dessas pessoas com alguma deficiência para promovermos a igualdade na sociedade de Caxias“, frisa Jacirene Pereira, instrutora de Libras do Comitê Gestor e membro da Associação dos Surdos de Caxias (MA), que foi auxiliada pelo Intérprete Rogério Ribeiro.

Em parceria com as associações, entidades e órgãos públicos municipais, a rede municipal de educação que assiste mais de 2 mil crianças e adolescentes no ensino regular, trabalhou com o tema: “Romper paradigmas, conscientizar a sociedade, superar barreiras – Incluir”, para demonstrar que as pessoas com deficiência embora com alguma limitação, têm talentos que devem ser explorados e também que devem conviver em sociedade e serem respeitadas como qualquer outra pessoa.

“Hoje é um ponto importante, porque temos que agradecer por tudo que foi realizado durante a semana. Nós conseguimos despertar ainda mais a comunidade”, frisa Francília Alves, presidente da AMA.

“Nossa avaliação é a melhor possível. Nós tivemos uma semana intensa e produtiva. Estamos encerrando com muito resultado, ou seja, atingimos cinco municípios a mais, porque este ano nós visibilizamos as escolas, as crianças e as famílias mais ainda”, destaca Fátima Sousa, coordenadora da Assessoria Multiprofissional.

A secretária municipal de Educação destacou a importância de continuar promovendo inclusão educacional em Caxias (MA). “Foi uma semana produtiva, porque levou o quadro profissional a repensar sua forma de agir, levando os pais a entenderem a importância de trabalhar conosco. Hoje foi a missão além das fronteiras, nós acompanhamos os trabalhos em todas as escolas. Foi muito emocionante, nós só temos a agradecer ao Comitê Gestor e a Assessoria Multiprofissional, e vamos continuar promovendo a inclusão em Caxias”, disse Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).