A entrega do novo fardamento da Banda Euterpe Carimã ocorreu no Hall de entrada do Centro de Cultura. A nova indumentária em preto, branco e dourado marcam ainda mais a identidade visual da Banda Marcial, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, criada há 4 anos.

“Estou muito feliz com esse uniforme maravilhoso e sem palavras ao ver um sonho sendo realizado”. Quero agradecer a Deus, a secretária Ana Célia e ao Prefeito Fábio Gentil. Fico sem palavras”, disse Neto Carvalho, coordenador de fanfarras escolares e Mestre da Banda Euterpe Carimã.

“É importante a oportunidade que a banda dar para a juventude, pois eles aprendem mais sobre os instrumentos e participam de campeonatos. Sobre o fardamento, há tempos batalhamos por isso e agora conseguimos”, disse Francisco Paulo, integrante da Banda Euterpe Carimã, que está desde o começo.

A banda homenageia Antônio Carimã, que foi um dos criadores das bandas e fanfarras em Caxias. Chico Beleza é um dos descendentes da família.

“É um motivo de orgulho esta homenagem. O meu tio foi um dos fundadores de bandas na época. Depois do seu falecimento, os familiares criaram a Banda Euterpe Carimã. Para nós é muito prazeroso ter de volta a Banda ao cenário musical”, destaca Chico Beleza, cantor e Presidente do Conselho Municipal de Cultura.

A banda Marcial, além de iniciar muitos jovens na música, passa a partir de agora a trabalhar a inclusão de crianças com deficiência também.

“Em 2017, o prefeito Fábio Gentil trouxe uma Banda Marcial de São Luís, que desfilou lindamente. A partir disso, ele nos deu uma ideia de termos uma Banda Marcial, partindo disso resolvemos construir uma. Nós iniciamos a pesquisa sobre quem foi um dos primeiros criadores em Caxias e descobrimos Antônio Carimã, tio avô de Chico Beleza. Através desse trabalho, nós convidamos o professor Neto Carvalho para coordenar e hoje estamos aqui, entregando uma nova indumentária preta com branco, para que a banda possa melhor se apresentar. Nós já estamos trabalhando o projeto de música em Caxias. A ideia é chegar às escolas com a música. Para que em 2024 tenhamos uma disciplina extra turno”, explica Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).