A parceria entre Governo do Estado do Maranhão e Prefeitura de Caxias trouxe ao município a Policlínica de Especialidades Médicas. O serviço tem assistido pacientes de Caxias e mais 7 municípios da região.

Ao todo, a unidade contará com 15 especialidades, nas quais muitas delas já estão em funcionamento, como é o caso de: Cardiologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, entre outras. Além de serviços como ultrassonografia, exames laboratoriais e fisioterapia pélvica.

Luís Fernando, diretor da Policlínica de Caxias, falou sobre o impacto do serviço da unidade nos municípios. “A gente buscou não ter serviço concorrentes, mas ter serviços diferenciados para que pudéssemos atingir toda necessidade da população. A Policlínica impacta de forma muito positiva, aqui não fazemos somente o diagnóstico clínico do especialista, mas também temos instalado um laboratório que faz uma variedade de exame de sangue, entre outros. A pessoa consulta com o médico, faz o exame e já devolve o resultado para o médico, isso dá uma rapidez ao tratamento”, destacou.

A fisioterapeuta, Fernanda Teresa, explicou sobre o público-alvo e o tratamento realizado pela fisioterapia pélvica, especialidade oferecida pela unidade. “Trabalhamos com fisioterapia pélvica, que é a minha especialidade, e recebemos paciente com perda de urina involuntária, podendo ser homem ou mulher. No caso da mulher, os motivos disso podem ter sido por conta de vários partos, com bebês grande ou com sobrepeso, e no caso dos homens, pode ser que tenha sido feito cirurgia de próstata e após isso ele pode desenvolver uma incontinência urinária pós-prostatectomia. Também recebemos pacientes com incontinência fecal, que por conta de um AVC, perde a capacidade de controlar as fezes e urina”, conta.

O paciente, Valdir Silveira, iniciou o tratamento na Policlínica e elogiou a qualidade do serviço. “Estou fazendo todo o acompanhamento do meu problema aqui em Caxias, já é a segunda vez que estou aqui para me consultar. O atendimento é muito bom, fiz duas cirurgias no pé. Aqui eles recebem a gente bem e nos tratam bem”, disse.

Atualmente para ter acesso aos serviços, os encaminhamentos são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde, até que seja implantado sistema informatizado. “A Policlínica é uma unidade do estado e por isso ela é regionalizada, temos 7 municípios que podem fazer uso dos serviços. Cada especialista recebe uma quantidade de paciente de cada município, por enquanto, como não tivemos a reunião da Comissão Inter gestora Regional (CIR), que é onde é organizado esse fluxo e também não estamos com o CISREG instalado, que é o sistema de regulação, os atendimentos estão acontecendo por encaminhamento da UBS, onde esta unidade faz o contato com a Policlínica, envia o encaminhamento dos pacientes e fazemos esse agendamento. Também estamos recebendo demandas espontâneas, onde a pessoa consultou com o médico e recebeu um encaminhamento, ela pode trazer aqui, que será agendado. Enquanto o sistema não está em funcionamento, vai acontecer dessa forma, mas quando começar a funcionar, vai ser à partir dos pontos de atendimento, no caso as Unidades Básicas de Saúde”, disse Luís Fernando, diretor da Policlínica de Caxias.