A Prefeitura de Caxias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) firmaram mais uma parceria, para que 325 servidores sejam formados até novembro de 2022. Em uma das turmas visitadas por nossa equipe de reportagem, o curso de tapeçaria artesanal está sendo ministrado com três técnicas que serão ensinadas em 60 horas aulas, para servidores dos Centros de Convivência de Idosos, Centros Comunitários, Projeto Mãos Amigas e Centros de Referência da Assistência Social.

“A pressa é inimiga da perfeição. Essas técnicas são novas no meu âmbito profissional, então estou fazendo buscas dentro do artesanato. Esta capacitação vem para aprimorar os conhecimentos na construção artesanal. Aqui estamos fazendo três tipos de tapetes”, frisa Pablo Alves, servidor.

“Estas pessoas que estão aqui já trabalham com artesanato, e agora estão se capacitando mais ainda para ajudar outras mulheres. Eu estou ensinando três técnicas, com isso, nós fazemos com que a população mais carente tenha renda. Estamos ensinando os amarradinhos, pompom e tapetes costurados com fios de malha”, destaca Auxiliadora Prado, artesã.

“A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com apoio da Prefeitura de Caxias, tem recebido anualmente por meio de parceria com o Senac, cursos de capacitação para os nossos servidores. Nos últimos anos nós temos buscado a capacitação prioritária na área de humanização, excelência no atendimento e toda uma preparação voltada para um melhor atendimento e relacionamento com o nosso público, que são os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, disse Lybbia Cantanhede, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Em outra turma, o curso de Oratória está ajudando os profissionais a melhorar a comunicação. Ao todo, são 16 turmas que estão recebendo qualificação em vários cursos, a exemplo de: gastronomia, artesanato, manicure, cabeleireiro, dentre outros. Os cursos vão melhorar cada vez mais as habilidades dos trabalhadores, a fim de que todos possam prestar um serviço de melhor qualidade, como também capacitar pessoas da comunidade, possibilitando a geração de emprego e renda.

“A função que exercemos diariamente requer que tenhamos uma boa oratória. Afinal, a gente tem que passar informações aos públicos. E, como eu trabalho com públicos diferentes, jovens e idosos, essas adequações se fazem necessárias”, destaca Luís Gustavo, coordenador dos CCIs e CJs.

“O curso terá 30 horas e nós vamos trabalhar a parte psicológica. Porque as informações são muitas, mas as vezes o processo está lá na criança interior que não foi bem tratado. Os nãos que você recebeu, acabam tolhendo e assim não permitindo que você se torne um bom orador”, frisa Carlos Denilson, professor.

“Além dos cursos preparatórios para nossos supervisores, técnicos e coordenadores, iniciamos também as qualificações para nossos oficineiros, para que eles possam estar sendo reciclados, adquirindo novos conhecimentos e dinamizando as oficinas de artesanato e espaços de beleza dentro dos nossos equipamentos, como também para estarem multiplicando esses cursos na comunidade, possibilitando geração de renda para os usuários”, explica Lybbia Cantanhede, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Foi uma grande parceria com a Prefeitura que inspirou outras cidades. Esse ano nós trouxemos segmentos diversos, focando em algumas áreas. Além de atender bem, é preciso saber se comunicar. Por isso, estamos trazendo cursos de oratória, artesanato, gastronomia, comércio e gestão. Isso possibilita uma boa preparação para o servidor, porque o Senac trabalha a competência, habilidade e atitude”, explica Rosy Bonfim, gerente do Senac Caxias (MA).