Finalizando a Campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Atenção Primária, realizou nessa quarta-feira (31), no Parque Ambiental, uma ação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pirajá, que visou alcançar gestantes e mulheres que tiveram seus filhos recentemente para falar sobre a importância da amamentação.

” Aproveitamos esse ambiente do Parque para convidar as pessoas que vêm se exercitar. Embora o aleitamento materno seja importante, menos de 50% das mulheres amamentam até os 6 meses de vida da criança. Por isso, nós mostramos a importância e a quebra de alguns mitos”, destaca João Paulo, enfermeiro.

“A mãe e o bebê têm um vínculo maior com a amamentação. Muitas mulheres optam por dar fórmula para a criança, porque querem voltar a trabalhar, reclamam que o peito sangra e que o leite fica endurecido, então a gente orienta como elas podem melhorar essa parte, para não prejudicar elas e o bebê”, disse Andréia Santos, enfermeira residente (UEMA).

Uma enfermeira da Maternidade Carmosina Coutinho falou também sobre a importância da doação de leite materno que pode ser feita na unidade hospitalar.

“Qualquer mulher que tem leite pode fazer a doação, basta realizar um cadastro. É importante que ela vá à Maternidade Carmosina Coutinho para fazer os testes. Tem muitas mulheres de outros municípios e mães de berçários que se tornam doadoras. Mas aquelas que estão em casa e que têm uma boa produção, podem também estar doando o leito”, frisa Alcimária Silva, enfermeira da Maternidade Carmosina Coutinho (Residente em Obstetrícia)

Durante o bate-papo, foi discutido sobre o incentivo ao aleitamento materno, técnica correta da pega das mamas, tamanho e volume do estômago do recém-nascido. As gestantes e puérperas presentes participaram também de um sorteio de brindes feitos pela equipe. As mães foram alertadas de que nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno é o principal alimento do bebê e que amamentar faz bem para os dois.

“Minha filha foi amamentada até 2 anos e três meses, já meu outro filho que tem dois meses, está começando agora. Com a amamentação exclusiva, a criança adoece menos”, disse Ana Beatriz, mãe.

“Podemos citar como benefício esse primeiro leite que a criança recebe como uma imunidade, é como se fosse uma vacina. Além de ser saudável esses primeiros seis meses, o leite é o principal alimento, pois reduz doenças no bebê, melhora a flora bacteriana com bactérias saudáveis que vão fazer a diferença positiva na vida do bebê”, disse Bruno Guilherme, médico da UBS Pirajá.

A Campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação foi realizada ao longo do mês de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), destacando a importância do ato para as mães e os bebês.