O Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus Caxias (MA), realizou mais uma solenidade de entrega de certificados, dessa vez para os alunos dos cursos de Microempreendedor Individual e Sistemas de Energia Renováveis. Os cursos fazem parte do programa Bolsa Formação.

Nós aprendemos  a não gastar o dinheiro com coisas supérfluas. Minha mãe abriu uma loja em casa e o que eu aprendi no curso, já estou ajudando ela também“, destaca Rafael da Silva, aluno do curso de Microempreendedor.

O propósito é impulsionar o aluno, para que ele possa empreender de uma forma correta. Então o curso é estruturado para o novo perfil do empreendedor, porque ele tem que aprender a modelar o negócio, ter educação financeira e o desenvolvimento do negócio em si. Quando você começa a desenvolver habilidades empreendedoras elas servem para a vida“, destaca Francyanne Barradas, professora.

Eu não tenho o meu próprio negócio, mas a minha mente se abriu para o mundo. Quem tem o negócio o curso ajuda a crescer, trabalhar a divulgação. E, quem não tem ele ajuda a cuidar das finanças pessoais”, lembra Natália do Nascimento, aluna do curso de Microempreendedor.

“A chegada em Caxias dessa área está muito boa, pois tem diversas empresa na cidade. E, o IFMA está levando conhecimentos e ajudando no crescimento da cidade”, frisa Jhonatas Santos, professor de Sistema de Energias Renováveis.

Mais de 100 alunos foram certificados. Os cursos são realizados em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA), que colabora com a mobilização dos alunos ou ainda cedendo espaço para a ministração das aulas. A proposta é que todos saiam qualificados e aptos a ingressarem no mercado de trabalho, ou ainda, abrir o próprio empreendimento.

O IFMA é esta grande instituição reconhecida que adentrou à comunidade. E, nada melhor do que uma parceria com nossa secretaria. Nós abrimos as portas e conseguimos alcançar os nossos usuários. E, hoje estar participando com todos eles recebendo o certificado aqui é muito importante”, frisa Lybbia Cantanhede, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Hoje temos duas turmas de Microempreendedor Individual e uma de Sistemas de Energias Renováveis qualificadas para ingressar no mercado de trabalho. Foram 4 meses de muitas aulas teóricas de práticas e o mercado está precisando muito de pessoas qualificadas. Nós ensinamos como eles podem empreender”, frisa João da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).