A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Regional de Saúde, recebeu câmeras, modem, microfones e computadores do Projeto TeleNordeste, na última quinta-feira (1º).

Criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Projeto TeleNordeste tem como objetivo disponibilizar consultas de telemedicina com especialistas em diversas áreas para pacientes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em Caxias, o projeto será desenvolvido inicialmente pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Baixinha, em conjunto com o hospital Beneficência Portuguesa. Os médicos das UBSs terão à disposição uma plataforma eletrônica na qual poderão agendar tele interconsultas com um médicos especialistas do Hospital Beneficência Portuguesa. Onde eles entrarão em tempo real em uma consulta que o médico da UBS estiver realizando e discutirão o caso do paciente em conjunto, também podendo oferecer orientações diretamente ao paciente e contribuir assim para um acompanhamento mais adequado de sua condição.

Rita Paz, Gestora Regional de Saúde, falou os benefícios do projeto. “Hoje é motivo de alegria e agradecimento pois estamos recebendo essa equipe maravilhosa da Beneficência Portuguesa, um hospital de São Paulo, que implanta projetos do Ministério da Saúde. Hoje nós estamos sendo agraciados com computadores e câmeras para serem implantado nas nossas Unidades Básicas de Saúde. Por enquanto, é apenas um projeto piloto, onde será implantado em uma UBS de cada cidade da nossa região. São 7 UBSs contempladas com o TeleNordeste. Eu só tenho a agradecer pois é mais saúde para nossa região. Sabendo que na Atenção Primária à Saúde nossa população vai poder ter um atendimento imediato de uma especialidade, se houver necessidade”, disse.

Marcus Zuanazzi, médico da Beneficência Portuguesa responsável pelo Projeto TeleNordeste na Região de Caxias, destacou que além do benefício ao paciente, os médicos que participaram do projeto também serão beneficiados com educação continuada. “Nós temos a intenção de causar impacto na qualidade de vida do paciente, mas também queremos causar melhoria na educação continuada do médico da Atenção Primária, para que, na medida que ele vá repetindo os casos e vá se defrontando com situações complexas, ele vá cada vez mais tendo autonomia para resolver o problema e, futuramente, quando esse projeto passar para outra fase, o próprio médico da Atenção Primária seja resolutivo nas situações que ele aprendeu compartilhando com o médico especialista”, finalizou.