O Governo do Maranhão, por meio da Vigilância Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, está prestando suporte técnico institucional ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador nas Regionais de Saúde do Estado, dentre eles o de Caxias. Atualmente existem 4 CERESTs Regionais no Maranhão.

Nessa quinta-feira (1°), os órgãos realizaram um encontro que teve três objetivos, prestar apoio institucional, apoio matricial e visita técnica. Maíra Nina, chefe do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador, destacou os objetivos da visita. “Estamos aqui para dar apoio institucional, matricial e realizar visita técnica nas áreas de abrangência dos CERESTs Regionais do Maranhão. Caxias possui um CEREST Regional, ao qual tem a mesma área de abrangência da regional de Caxias, ou seja possuímos 7 municípios presentes e o Estado precisa ao decorrer do ano, realizar essas visitas técnicas”, disse.

Durante o evento, foi compartilhada ainda a mudança na área de abrangência em saúde do trabalhador das regionais, bem como em que situações o Estado pode ajudar dando suporte aos municípios que precisarem de ajuda.

Dyener Moura, terapeuta ocupacional, falou sobre o encontro. “É de grande importância porque o CEREST é centro de referência regional, nós não conseguimos abranger todos os municípios e essa capacitação se faz importante porque estamos com alguns responsáveis técnicos da área de abrangência para ampliar o leque de informações no que se refere à saúde do trabalhador”, disse.

“Nós temos um indicador de vigilância em saúde, que é o de saúde do trabalhador, que é trabalhado no município. Hoje viemos participar dessa reunião para conhecer os objetivos do CEREST, como eles farão para dar apoio aos municípios e como podemos melhorar a política de saúde do trabalhador para toda região”, contou Natalí Prado, secretária adjunta de Saúde de Duque Bacelar.