Nessa sexta-feira (2), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil recebeu em sua residência uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na ocasião, o gestor respondeu as perguntas para o Censo Demográfico 2022. O trabalho dos recenseadores começou no dia 1º de agosto e segue até 30 de outubro. O pedido é para que os caxienses abram as portas para os profissionais que estão devidamente identificados com colete, crachá e boné do IBGE.

“O Censo é muito importante, porque a partir dele vamos ter a quantidade real de habitantes de Caxias e assim poder fazer políticas públicas nas áreas da educação, saúde, dentre outras. Existem pessoas que ainda não têm as informações sobre o Censo, então explicamos sobre a importância e a característica do domicílio. A gente pede que as pessoas possam nos receber”, lembra Alana de Oliveira, recenseadora.

“O Censo do IBGE está sendo feito a nível de Brasil, estado e município. Nós estamos fazendo um apelo para que as pessoas abram suas portas e recebam os nossos recenseadores, para que no dia 30 de outubro possamos mostrar quem somos, como somos e como vivemos”, destaca Audisio Santos, coordenador do IBGE Caxias (MA).

No questionário básico do Censo 2022, são 26 perguntas que abordam sobre a Identificação e características da moradia; Identificação dos moradores e étnico-racial; Educação; Trabalho e rendimento, dentre outras. Já o questionário completo são 77 perguntas com os seguintes itens: Estado civil; Núcleo familiar; Fecundidade; Religião; Pessoas com deficiência, dentre outras.

“Houve um aumento de prédio. Quanto as pessoas, nós temos que contar cada uma por faixa etária, raça, cor, religião, grau de instrução, mortalidade e rendimento, tanto na zona urbana quanto na zona rural. É a primeira vez que o IBGE vai mostrar a população por bairro. Para as políticas públicas é um prato cheio para planejamento”, frisa Audisio Santos, coordenador do IBGE Caxias (MA).

O prefeito Fabio Gentil, destaca a importância do Censo para a gestões públicas, que vão poder elaborar políticas públicas mais adequadas conforme os dados populacionais, e pede também que os caxienses recebam bem a equipe do IBGE.

“Primeiro quero dizer que é necessário que tenhamos os dados reais de Caxias (MA). A saúde de qualquer município é per capita, ou seja, é por habitantes da cidade. A educação trabalha por número de alunos matriculados. Então, é importante que tenhamos o número de famílias, pois os recursos vêm de acordo com o numero de habitantes. Então, peço aos nossos caxienses que colaborem, recebendo os nossos recenseadores e que repassem essas informações para todos. Com certeza absoluta, teremos mais condições de buscar recursos junto ao Governo Federal”, explica Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).