A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) deu início, na manhã dessa segunda-feira (5), na Avenida Valter Brito no Bairro Campo de Belém, as homenagens alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil, aos 186 anos de Emancipação Política de Caxias (MA) e 100 anos da chegada da Igreja Assembleia de Deus na capital São Luís (MA).

Nós trouxemos os ilustres do Bairro Salobro e estamos contando um pouco sobre o bairro“, disse Giselma Costa Ferro, gestora escolar.

Muito boa a participação dos alunos, equipe gestora, tudo maravilhoso“, disse Francinete, professora.

Nós estamos representando a cultura do nosso bairro. Estamos apresentando uma sequência, um projeto há mais tempo e estamos apresentando o nosso trabalho para a sociedade“, Jucilene, professora.

A concentração foi Rua da Mariinha, com dispersão em frente a UIM Leôncio Alves Araújo. Na ocasião desfilaram as escolas: Emília Costa, José Castro, Escola Comunitária Tia Edna, Fundação José Castro, Aluízio Lobo, Marcelo Dino, ED Fé em Deus, Jovem Thales, Rosina, Paulo Freire, Leôncio Alves, Líder Infantil, Santa Terezinha, Costa Sobrinho, Magnólia Hermínia, Belmiro de Paiva e Marcelo Thadeu.

Estamos homenageando o Bairro Campo de Belém, as manifestações religiosas, os caretas, Divino Espirito Santo, e também a nossa diretora Edileuza que faleceu“, disse Emílio Santos, coordenador da escola Paulo Freire.

Nós queremos agradecer ao nosso prefeito que tem trabalhado e tem mostrado muito trabalho na área da educação. Um abraço a todos vocês que vieram assistir os desfiles“, destacou Irmã Neuzi, vereadora.

É um prazer enorme estamos aqui presgitiando esse desfile organizado pela Semect. Parabéns ao povo de Caxias, parabéns à gestão municipal na pessoa da Secretária Ana Célia Damasceno e ao Prefeito Fábio Gentil“, disse Charles James, vereador e líder do Governo na Câmara Municipal.

Este ano temos as homenagens e desfiles na zona urbana e rural. E, a gestão municipal está fazendo com muita presteza. Eu quero parabenizar a secretária Ana Célia Damasceno e ao Prefeito Fábio Gentil. Este ano é muito simbólico, sendo que este ano o tema é: patrimônio cultural, histórias e memórias da cidade“, destaca Moisés Holanda, secretário adjunto de articulação política.

Hoje queremos agradecer a toda a população que veio prestigiar o nosso desfile. Quero parabenizar os gestores, professores e alunos, que lindamente fizeram essa abertura. Nós estamos homenageando o Bicentenário da Independência do Brasil, os 100 anos da Igreja Assembleia de Deus no Maranhão e os 186 anos de Emancipação Política de Caxias (MA)”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

Ainda hoje, a partir das 16h30, desfilam escolas do Polo III com concentração na Praça do IPEM e dispersão em frente ao Estádio Duque de Caxias (MA).

Os desfiles seguem nesta terça-feira (6), com os polos IV e V. Pela manhã, a partir das 7h30, as escolas do polo V se concentram na Rua do Espírito Santo e desfilam na Avenida Volta Redonda com dispersão na Avenida da Coheb, a tarde a partir das 16h30, no conjunto Cohab, a concentração será na Avenida Quatro com desfile pela Avenida Sete e dispersão na Avenida Um.

A parada oficial de 7 de setembro, tem concentração na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Os desfilem iniciarão após a solenidade de hasteamento das bandeiras e revista às tropas no corredor da Independência. Como todos os anos, os desfiles acontecem com escolas, entidades da sociedade civil e instituições.

Na zona rural, os desfiles vão acontecer nos dias 5, 12, 13, 15 e 16 de setembro, contemplando todos os polos educacionais do campo nos povoados Rodagem, Nazaré do Bruno, Cabeceira de São Pedro, Sossego, Brejinho e Caxirimbu.