Teve início em Caxias, os desfiles alusivos à Independência do Brasil. Nessa segunda-feira (5), os desfiles iniciaram pela manhã com os Polos I e II no bairro Campo de Belém. A tarde, foi a vez dos desfiles do Polo III com concentração na Praça do IPEM. O corredor da Independência foi a Rua Seis do bairro Seriema, com dispersão em frente ao Estádio Duque de Caxias.

Ao todo, 20 escolas participaram do desfile no Polo III, dentre elas: CEI Cruzeiro do Sul, Elsa Fonseca, Isabel Dolores, Maria Benedita, Vila Arias, Gentilzinho, Sebastiana Costa, Eva Silva Magalhães, Instituto Maciel, Colégio Santo Antônio, Educandário São Marcos, São Raimundo, Acrísio Cruz, Gilberto Barbosa, Jadhiel Carvalho, Nossa Senhora das Graças, Paulo Marinho, Santos Dumont, São Francisco e Teodomiro Carneiro.

“A escola trouxe esse ano uma homenagem aos encantos de Caxias, lendas e cultura. Foram dois anos de ansiedade para mostrarmos o quanto amamos Caxias. Estamos homenageando também os escritores Eliseu Arruda, Joseane Maia e Cléo Rolim”, frisa Ana Lúcia, professora.

“Nós estamos ressaltando o projeto Mães que Educam e fazendo também uma homenagem a professora Marline que fez um grande trabalho na educação”, disse Marcelo Silva, representante da Escola Cruzeiro do Sul VI.

“Estamos homenageando Joseane Maia que é uma das homenageadas da Flict, além da professora Marline Costa que faleceu recentemente. Nós estamos buscando retratar o patriotismo nas crianças, para que elas possam ficar cada dia mais felizes”, frisa Vanessa Sayure, coordenadora do CEI Maria Benedita.

Este ano, a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) presta três homenagens, uma alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, os 186 anos de Emancipação Política de Caxias (MA) e os 100 anos da chegada da Igreja Assembleia de Deus na capital São Luís (MA).

“Para nós que somos membros da Assembleia de Deus é motivo de orgulho termos pessoas que um dia iniciaram esse trabalho que hoje tem em Caxias, trazendo a palavra do senhor para as pessoas e com isso muitas vidas vêm sendo transformadas. A SEMECT nesse desfile mostra a sua força, o trabalho e a dedicação para com seus alunos”, destaca Charles James, vereador.

“Este ano estamos homenageando a Independência, a Assembleia de Deus e a Emancipação Política de Caxias. Esse desfile é uma demonstração da história de Caxias para que os alunos estudem juntos com os seus professores. Aqui nós só temos a agradecer a todos que estão participando e parabenizar ao Prefeito Fábio Gentil, que entende que é preciso priorizar a educação nesse país”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Os desfiles seguem nesta terça-feira (6) com os Polos IV e V. Pela manhã, a partir das 7h30, as escolas do Polo V se concentram na Rua do Espírito Santo e desfilam na Avenida Volta Redonda com dispersão na Avenida da Coheb, a tarde a partir das 16h30 no conjunto Cohab, a concentração será na Avenida Quatro com desfile pela Avenida Sete e dispersão na Avenida Um.

A parada oficial de 7 de setembro tem concentração na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Os desfilem iniciarão após a solenidade de hasteamento das bandeiras e revista às tropas no corredor da Independência. Como todos os anos, os desfiles acontecem com escolas, entidades da sociedade civil e instituições.

Na zona rural, os desfiles vão acontecer nos dias 5, 12, 13, 15 e 16 de setembro, contemplando todos os polos educacionais do campo nos povoados Rodagem, Nazaré do Bruno, Cabeceira de São Pedro, Sossego, Brejinho e Caxirimbu.