Nessa terça-feira (6), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), dando continuidade aos desfiles alusivos à Independência do Brasil, celebrou juntamente com os alunos e a comunidade escolar que integra o Polo IV no bairro Volta Redonda.

Dentre as escolas participantes estiveram: Creche Materno Infantil Vila Lobão, CEI Maria das Neves Coutinho, CEI Lucrécia Carneiro, CEI Volta Redonda, CEI Vila Paraíso, EC Marilene Medeiros, EC São Francisco de Assis, EC Domingos Machado, UEM Francisco Dias Brandão, UEM São José, Escolinha Tia Joana, UEM Lourdes Feitosa, Colégio Militar 2 de Julho e o Tiro de Guerra. Ao todo foram 13 escolas participantes e mais de 2 mil alunos.

Estamos fazendo uma homenagem às quebradeiras de coco, a amiga Marline que nos deixou um levado. E, além disso estamos trazendo o projeto Pote Ecológico”, frisa Wilma Gutelaine, gestora escolar.

Nós estamos comemorando o Bicentenário da Independência e por isso devemos valorizar esse momento”, lembra Maria das Dores, professora.

Todos vocês estão de parabéns. É uma emoção ver estas crianças desfilando”, disse Charles James, vereador.

Nós estamos festejando a Independência do Brasil e nada melhor do que trazer os nossos alunos“, frisa Delma Carneiro, gestora escolar.

Estamos nesse momento cívico com os nossos alunos e professores”, reforça Marta Lopes, gestora.

Eu estou muito feliz. Foi só alegria, porque a gente pôde se encontrar, porque não podíamos fazer isso por conta da Pandemia. Eu estou emocionada com este momento“, frisa Tia Joana, gestora.

Nós estamos representando as forças armadas para que a gente possa se inegrar a comunidade caxiense. E, principalmente motivar os jovens nessa data marcante que é a Independência do Brasil“, destaca Albeci, chefe de Instrução do Tiro de Guerra.

Esse desfile tem um gostinho de quero mais, porque neste dia 7 de setembro vamos estar todos na Praça do Pantheon para fazer um grande desfile. Esperamos todos vocês“, reforçou Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Os desfiles começaram nessa segunda-feira (5) em Caxias (MA), com o tema: Patrimônio cultural, histórias e memórias da cidade. Os primeiros polos a desfilarem foram o I e II; já durante a tarde, desfilam escolas do Polo III, no Bairro Seriema.

Este ano, a Prefeitura de Caxias está celebrando a Independência com seus 200 anos da Independência do Brasil, os 100 anos da chegada da Igreja Assembleia de Deus na capital São Luís (MA) e os 186 anos de emancipação política de Caxias (MA).

Na tarde dessa terça-feira é a vez do polo V, apresentar as escolas em mais um grande desfile, a partir das 16h30, no conjunto Cohab, com concentração será na Avenida Quatro com desfile pela Avenida Sete e dispersão na Avenida Um.

A parada oficial de 7 de setembro, nesta quarta-feira (7), também já está preparada. A concentração será Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Os desfilem iniciarão após a solenidade de hasteamento das bandeiras e revista às tropas no corredor da Independência. Como todos os anos, os desfiles acontecem com escolas, entidades da sociedade civil e instituições.

Na zona rural, os desfiles vão acontecer nos dias 12, 13, 15 e 16 de setembro, contemplando todos os polos educacionais do campo nos povoados Rodagem, Nazaré do Bruno, Cabeceira de São Pedro, Sossego, Brejinho e Caxirimbu.