A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), celebrou com todas as honras, os 200 anos da Independência do Brasil. Além disso, a gestão municipal homenageou a Igreja Assembleia de Deus, fundada há 100 anos no Maranhão, capital São Luís; e, os 186 anos de emancipação política de Caxias (MA).

A concentração do desfile foi na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde as escolas e projetos sociais e forças de segurança aguardavam o momento para desfilar. Os desfiles iniciaram após a solenidade de hasteamento das bandeiras e revista às tropas em frente a Prefeitura Municipal.

O desfile foi aberto pela Banda Marcial Euterpe Carimã, e em seguida, escolas da rede municipal, estadual e federal, passaram pelo corredor da Independência. O desfile foi acompanhado pelo Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, vereadores do legislativo, secretários municipais e representantes de forças de segurança.

Nada melhor do que vários dias de desfiles. Infelizmente tivemos muitas perdas até aqui, mas hoje estamos aqui para comemorar e temos que seguir em frente para fazer melhor. E, hoje o que temos a dizer é parabéns a cidade de Caxias e ao Brasil”, frisa Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

A descentralização dos desfiles fez com que a gente prestigiasse o polos da zona urbana e rural. Relembrando as homenagens, hoje estamos comemorando os 200 anos da Independência, os 186 anos de emancipação política de Caxias e os 100 anos da Assembleia de Deus. Aqui mais uma vez eu parabenizo o prefeito Fábio Gentil por acreditar na educação“, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Hoje nós retomamos com muita alegria e com todo alvoroço dessas crianças, de todos os jovens e escolas públicas municipal, estadual, federal e particular. mostrando esse amor e o civismo brasileiro. Nós fizemos muitos investimentos em educação, nós temos o que comemorar. Nós investimos no livro didático, qualificamos os nossos professores, demos o maior aumento do Brasil aos professores 35,1%, pagamos o 13º, 14º, 15º, 16º e 17º salário. Este ano já demos o 14º, vamos com certeza em outubro dá o 15º e em novembro o 16º e dezembro o 17º. Graças a aprovação na Câmara Municipal nós temos o PROUNI Municipal onde a Prefeitura passa a pagar universidade para estudantes de baixa renda. Além disso, nós autorizamos a construção de escolas na zona urbana, no Bairro Santa Teresinha, Vila Paraíso e São Pedro, e outra no povoado Porto do Paiol. Eu tenho certeza que nós vamos investir ainda mais“, lembra Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Dentre as escolas e entidades que participaram do desfile, estiveram: Banda Marcial Euterpe Carimã, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), CEESP – Profª Valquíria Oliveira, APAE, AMA e ADEFIC, no primeiro pelotão.

Além do trabalho que desenvolvemos no município há 16 anos, esse momento nos dá muita visibilidade junto à sociedade de Caxias”, frisa Paulo Carneiro, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Logo depois, foi a vez das escolas particulares: Colégio Batista Araújo, Instituto Educacional Maciel, Escola Adventista de Caxias (MA).

Em seguida as escolas municipais do 6º ao 9º ano desfilaram pelo corredor da Independência: Colégio Militar 2 de Julho, Antônio Rodrigues Bayma, Antenor Viana, Antônio Edson, Coelho Neto, Raimunda Barbosa, G. de Jesus, Dr Achiles Cruz, Duque de Caxias, Filomena Teixeira, Guiomar Assunção, Hélio Queiroz, Isaura Costa, Jacira Vila Nova, João Lisboa, Joaquim Francisco, José Castro, Marly Sarney, Nossa Senhora dos Remédios, Profª Rita de Cássia, Arlindo Oliveira, Marinalva Soares, Ezíquio Barros e Santa Catarina de Labouré, todas da zona urbana. Da zona rural, a escola Sinhá Castelo, do Engenho D’água, também desfilou.

Nós estamos homenageando o nosso patrono, Coelho Neto e os 200 anos de Brasil. Nós estamos aqui afirmando que defendemos a educação”, disse Socorro Alves, gestora.

Eu gostei muito de participar, as pessoas estavam me acompanhando. Eu achei muito bom“, disse Jenifer Vitória, cadeirante da Banda Euterpe Carimã.

É sensacional participar da abertura dos desfiles, porque a Banda Marcial Euterpe Carimã, vem se preparando e estamos aqui abrilhantando. É sempre muito bom poder apresentar o nosso trabalho ao público”, disse Neto Carvalho, mestre da Banda Euterpe Carimã.

Nós estamos com toda a nossa secretaria trazendo o tema: avanços e desafios da política nacional da Assistência Social. E, nesta data em que estamos celebrando a Independência estamos destacando também tudo que a política de assistência tem feito”, frisa Lybbia Cantanhede, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social

Posteriormente foi a vez das escolas estaduais desfilarem: Aluísio Azevedo, César Marques, Cônego Aderson, Cristóvão Colombo, Odolfo Medeiros, Dias Carneiro, Eugênio Barros, Gonçalves Dias, Santos Dumont e Thales Ribeiro Gonçalves.

Já dentre as instituições que também participaram dos desfiles: Instituto Federal do Maranhão, Assembleia de Deus, Clube dos Aventureiros da 12ª Região, Clube de Desbravadores da 12ª Região, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Representantes de Secretarias Municipais, Maçonaria, Tiro de Guerra, Colégio Militar Tiradentes, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

É muito bom a gente celebrar a Independência do Brasil. E, essa comemoração deve ser mantida a cada ano para que nós possamos manter a nossa independência“, lembra Inspetor Lindomar, PRF.

Além desses participantes, entidades da sociedade civil ainda participaram do desfile: Grupo Ciclista Caxiense, Cavalgada da Independência e Clube do Fusca.

Para o público que compareceu, o momento foi emocionante. E, mesmo diante de muito sol, as pessoas aguardaram até depois de meio dia para acompanhar todas as atrações do desfile.

É muito bonito ver as escolas fazendo essas homenagens”, disse José Lima, espectador.

É uma forma muito bonita de representar e nos expressar. Eu acho muito legal como eles se expressam no desfile“, lembra Franciane Aires, espectadora.

Foi muito bom desfilar. Eu estou fazendo parte da Banda Euterpe Carimã. Acho que a nossa cidade está sendo muito valorizada”, disse Samy Francisco, aluno.

As comemorações ainda continuam na zona rural, nos próximos dias: 12, 13, 15 e 16 de setembro, contemplando todos os polos educacionais do campo nos povoados Rodagem, Cabeceira de São Pedro, Sossego, Brejinho e Caxirimbu.