Nessa terça-feira (6), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), encerrou no conjunto Cohab as homenagens alusivas à Independência do Brasil com o desfile de todas as escolas do Polo V. Este ano as homenagens são ao Bicentenário da Independência do Brasil, os 100 anos da Igreja Assembleia de Deus no Maranhão e os 186 anos de Emancipação Política de Caxias (MA). Além da equipe da SEMECT, vereadores do legislativo caxiense e a comunidade prestigiaram o desfile.

“A gente fica feliz, porque cada bairro tem uma história. Os alunos homenagearam os homens públicos, a cultura e as manifestações culturais. Quero agradecer a secretária Ana Célia Damasceno, o Prefeito Fábio Gentil e todas as pessoas que estão prestigiando”, destaca Charles James, vereador.

“A secretária e toda a sua equipe estão de parabéns, pois estão reforçando a identidade de nossa cidade. As escolas estão sendo muito criativas”, disse Ramos, vereador.

“Nossas escolas estão representando as memórias que a cidade têm, além de professores que não estão mais com a gente. Mostramos os hinos, os nossos brasões e a bandeira. O salto é positivo, porque a história está sendo construída com todos que fazem as escolas. Queremos agradecer aos moradores do Conjunto da Cohab, os vendedores ambulantes, os vereadores que nos acompanham e todas as pessoas que fazem os desfiles acontecerem”, explica Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Crianças típicas e com deficiência desfilaram pela Rua Sete, que se transformou no corredor da Independência, trazendo muitas cores e as tonalidades da cultura caxiense e brasileira, representados nas indumentárias das crianças e adolescentes. Artistas caxienses, poetas, personalidades locais, os reis e rainhas que marcaram a história, o patrimônio histórico e arquitetônico caxiense, as lendas e manifestações culturais, o esporte, dentre outras, foram lembradas.

Dentre as escolas participantes se destacaram o CEI vereador Catulé, CEI Nossa Senhora da Assunção, CEI Francileide Leal, Escolinha Cebolinha, Raimundo Nunes, Dr. João Viana, João Lobo, Colégio Batista Araújo, Ruy Frazão e a Escola Monteiro Lobato.

“Nós estamos trazendo os programas que a nossa escola apresenta, a meta e a inclusão como destaque”, frisa Antônia Cardoso, gestora.

“Esse momento é importante para trabalharmos a pessoa com deficiência e a conscientização das pessoas. A pessoa com deficiência não é problema, e sim, solução”, disse Maria do Carmo Façanha, gestora.

“Eu acredito que devemos valorizar à cultura caxiense, é legal as crianças trazerem isso, porque a comunidade também conhece. Eu fico muito grata por estar presenciando tudo isso”, frisa Priscila Carneiro, espectadora.

Os desfiles iniciaram na segunda-feira (5) na Avenida Valter Brito, no bairro Campo de Belém com os Polos I e II, a tarde o Polo III desfilou no bairro Seriema. Já na manhã de terça-feira (6), o polo IV desfilou no bairro Volta Redonda e também prestou suas homenagens.

Nesta quarta-feira (7), será realizada a tradicional parada de 7 de setembro em Caxias (MA), quando se celebra a Independência do Brasil, que completa 200 anos. A concentração será na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Antes dos desfiles, uma solenidade de hasteamento das bandeiras e revista às tropas no corredor da Independência serão realizadas. Como todos os anos, os desfiles acontecem com escolas, entidades da sociedade civil e instituições.

Embora o polo do Nazaré do Bruno já tenha desfilado no último dia 5 de setembro, ss demais povoados polos da zona rural vão desfilar nos dias 12, 13, 15 e 16 de setembro, contemplando todos os Polos educacionais do campo nos povoados Rodagem, Nazaré do Bruno, Cabeceira de São Pedro, Sossego, Brejinho e Caxirimbu.

“De 12 a 16, as escolas do Campo serão prestigiadas com desfiles tão lindos quanto os que nós acompanhamos aqui”, reforça Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.