Nessa quinta-feira (8), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou a certificação da última turma de mulheres que participaram do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, na linha do Programa Mulheres Mil, realizado em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA), por meio das secretarias de Políticas para as Mulheres e Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Essa parceria é para empregabilidade. O objetivo foi capacitar as mulheres nesse curso de Auxiliar de Saúde Bucal. Estamos aqui para celebrar o encerramento de uma turma, como também para pensar na continuidade”, destaca Lígia Cunha, psicóloga da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

“Esse curso tem uma grande importância no sentido de trazer as mulheres que estão sem estudar há um tempo. A proposta é trazer essas mulheres ao mercado de trabalho como Auxiliar de Saúde Bucal”, disse Keliane Karem, supervisora pedagógica do curso de auxiliar de saúde bucal.

“Todos os cursos foram pensados conforme o arranjo produtivo local, e nesse foram 43 alunas matriculadas. Esse curso teve 370 horas, e em termo de empregabilidade, nós sabemos que a cidade tem demanda por este profissional de saúde. O curso teve parceria com a Prefeitura no apoio logístico. É uma pactuação feita com o Ministério da Educação, IFMA e Prefeitura de Caxias. Ao todo, foram mais de 440 alunas participantes nas 10 turmas”, reforça Luís Moraes, servidor do IFMA.

O curso teve mais de 300 horas aulas e abrangeu 10 turmas com mais de 400 contempladas ao longo da parceria que iniciou em 2021. Com o curso, as mulheres agora têm um campo de trabalho a ser conquistado, sendo mais qualificadas e aptas a exercerem a atividade profissional.

“O curso prepara a profissional para atuar como auxiliar de dentista e vem com excelentes professores, para que assim saibamos receber os clientes. O curso é muito abrangente e ajuda a preparar moldes e auxiliar em tratamentos ortodônticos. Eu adoro odontologia, e por isso resolvi fazer o curso”, frisa Thays Cruz, concludente.

“Nós mulheres precisamos ingressar no mercado de trabalho, e o curso nos proporcionou um despertar, porque qualificadas, podemos ingressar onde quisermos”, disse Isabel Cruz, concludente.

“Eu já vivenciei alguns momentos, mas esse curso é mais específico, ele foi bem intenso e proveitoso, tivemos teoria e prática. É uma área ampla, eu acredito que o mercado tem espaço”, lembra Estér Raab, concludente.