Nesse domingo (11), a Feirinha da Gente recebeu seu público cativo, atrações musicais e teatrais. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, oportunizou mais uma atração voltada para enriquecer as lendas e folclore, como o grupo de teatro Eava Fênix, que trabalhou o teatro em Cordel com a lenda do ‘Cabeça de Cuia’, que povoa o imaginário dos piauienses e maranhenses.

Cabeça de Cuia é um mito da Região Nordeste do Brasil, mais precisamente contado no estado do Piauí, ao longo da bacia do Rio Parnaíba. A lenda do Cabeça de Cuia trata-se da história de Crispim, um jovem garoto que morava nas margens do rio Parnaíba e de família muito pobre. Conta a lenda que certo dia, chegando para almoço, sua mãe lhe serviu como de costume uma sopa rala com ossos, já que faltava carne na sua casa frequentemente. Nesse dia, ele se revoltou e no meio da discussão com sua mãe, atirou o osso contra ela, atingindo-a na cabeça e matando-a. Antes de morrer sua mãe lhe amaldiçoou a ficar vagando no rio e com a cabeça enorme no formato de uma cuia. Seu corpo nunca foi encontrado e até hoje as pessoas mais antigas proíbem suas filhas virgens de nome Maria de lavarem roupa ou se banharem nas épocas de cheia do rio.

“A nossa veia é drama. Então, queremos mostrar a literatura e a arte sacra. Nós apresentamos o cordel Cabeça de Cuia. Essa é a introdução de uma peça maior do Cabeça de Cuia, a versão popular”, frisa Geraldo Vilanova, diretor de Teatro.

Dentre as atrações musicais, se apresentaram também na Feirinha da Gente Joãozinho dos Teclados e a Banda Arte Mania. “Estamos há mais 20 anos na estrada. Queremos agradecer esse espaço na Feirinha. O contato para quem se interessar em contratar o Arte Mania é: (99) 9 8464-7784”, disse Carlito Chocolate, cantor do Arte Mania.

O Lar da Alegria de Deus também esteve no local para compartilhar informações sobre a Campanha Setembro Amarelo de valorização da vida.

“Nossos atendimentos são gratuitos, estamos localizados na Rua Dr. Berredo, no Centro. Nós oferecemos atendimentos psicológicos, onde trabalhamos a mente das pessoas que estão com algum sintoma depressivo. O objetivo é valorizar a vida”, lembra Regiane Sampaio, coordenador do Lar da Alegria de Deus.

“A demanda do emocional é muito grande. O nosso objetivo é contribuir com as pessoas. Estamos colaborando com o projeto social as sextas-feiras das 14h às 18hs”, disse Ilma Rocha, psicóloga do Lar da Alegria de Deus.

“Hoje Graças a Deus  temos psicólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiro. O Lar está aberto para as pessoas nos visitarem”, frisa Ludimar Sampaio, fundadora do Lar da Alegria de Deus.

Dentre as opções da Feirinha encontradas nesse domingo, estiveram o artesanato caxiense, café da manhã, produtos da agricultura familiar, bazar, drinks, comidas típicas, bijuterias, dentre outras. Os serviços de saúde ficaram por conta da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Campo de Belém. “Estamos oferecendo vacina contra a covid-19 e influenza, aferição de pressão arterial e orientações de saúde. As pessoas têm essa oportunidade para receber orientações”, explica Andreia Almeida, coordenadora técnica das Condições Crônicas.

A Feirinha da Gente é realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico em parceria com as secretarias municipais e outros órgãos: Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Assessoria de Comunicação (ASCOM); Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo); Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Corpo de Bombeiros; Bombeiros Civis; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação dos Artesãos de Caxias (MA).