A Prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria Adjunta de Limpeza Pública estão implantando um reservatório de água na entrada do lixão controlado de Caxias. A ideia é amenizar a fumaça que sai do local incomodando os moradores. A medida visa dar maior tranquilidade aos moradores da comunidade dos bairros Teso Duro e Antenor Viana que são mais afetados.

“O trabalho que estamos fazendo é a implantação da caixa aqui no lixão, esse é um dos nossos objetivos. Nós temos dificuldade em fazer com que os caminhões pipa se aproximem da área incendiada. Para que esse trabalho seja facilitado, os caminhões que captam a água do rio vão colocar a água na caixa para ser bombeada através de uma mangueira até a área que precisa ter o fogo apagado”, explica Clodomir Rocha, secretário adjunto de Limpeza Pública.

A gestão municipal por meio dessa iniciativa atende um pedido da população. A Prefeitura já mantém no local tratores e carros pipa para apagar o fogo que aparece espontaneamente ou provocado. O reservatório de água será abastecido pela água do Rio Itapecuru, que posteriormente será bombeada até o local onde algum princípio de incêndio deva ser apagado.

“A caixa está dentro de um buraco e a única canalização que temos é a que vai levar a água que será bombeada até o incêndio. Não há captação de água potável para esta finalidade, pois a água potável é para uso da população, essa que vamos utilizar para apagar casos de incêndio, vem em carro pipa e será retirada do Rio Itapecuru”, explica Clodomir Rocha, secretário adjunto de Limpeza Pública.