A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou no auditório da Escola Leôncio Alves uma reunião com professores de 1º ao 5º ano com a participação de escolas multisseriadas para a escolha do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2023 ensino fundamental anos iniciais.

“O município de Caxias está no processo de unificação de escolha do livro didático como forma de cumprir as diretrizes do MEC. Nesta semana, realiza-se os encontros de socialização da escolha realizada pela escola, no polo e na rede. A escolha do livro didático é importante por se tratar de um suporte, recurso que ajuda a nortear o planejamento do educador, sugerindo caminhos e sequências lógicas para a apresentação dos conteúdos, O uso do livro didático serve como ponto de apoio e facilita a implementação do Currículo Municipal, desta forma colabora para melhoria do trabalho o docente”, destaca , Luzenir Pacheco, professora e coordenadora de Programas Educacionais na SEMECT.

Durante três dias, os profissionais da educação se reuniram e por meio de votação cada um fez a escolha de sua preferência. De acordo com a professora Maria Clara, a escolha é feita com base na necessidade dos alunos observando o cotidiano no âmbito de ensino. “A escolha realmente deve ser no formato sugerido pela SEMECT, haja vista que a discussão e votação irão designar o melhor livro a ser implantado, pois dessa forma conseguimos analisar detalhes sobre o melhor e mais didático o livro a ser adquirido para implantar nas escolas”, lembra a professora.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é responsável por avaliar e distribuir livros didáticos Pedagógico e literário de forma universal às escolas públicas da rede de ensino básico. As escolas seguem três as etapas, como explica Francisco Moraes, servidor da SEMECT. “PNLD 2023 se destina à escolha dos livros didáticos para o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e seus materiais terão vigência nas escolas públicas de 2023 a 2026″.

O município a partir das Unidades de Ensino estão desenvolvendo um trabalho conjunto em parceria com a SEMECT, para definir quais obras serão adotadas. Entre os objetivos dos trabalhos está o de proporcionar a escolha do material para que seja bem realizado levando em conta a proposta pedagógica municipal buscando atender a realidade local.