A Campanha Setembro Amarelo, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, destaca durante o mês de setembro a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. Nesta terça-feira (13), foi realizada uma oficina destinada aos agentes comunitários de saúde com o tema “A saúde mental no âmbito da pandemia – um olhar da Atenção Primária à Saúde”. A ação foi dividida em dois grupos, pela manhã e tarde, e aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Caxias.

Durante a oficina foram abordados temas como a estrutura da rede municipal de saúde voltada a saúde mental, manejo clínico de pacientes com transtorno mentais e reconhecimento de sinais e sintomas.

Amanda Costa, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), ressaltou o objetivo da ação. “Nós trouxemos essas oficinas para a Atenção Primária à Saúde, começando pelos agentes comunitários de saúde, no intuito de garantir mais informações sobre nossa estrutura de rede e o que temos de pontos de atenção. Sabemos da demanda das pessoas com transtornos mentais em Caxias e nada melhor que a APS, que está próxima a casa das pessoas para levarem essas informações e estarem orientados enquanto a isso. Hoje trabalhamos essas orientações sobre a rede, mas também informações sobre identificações, primeiros sinais e sintomas, além do manejo clínico voltado aos usuários”, disse.

A psiquiatra e facilitadora da oficina, Raquel Nascimento, falou sobre a importância dos assuntos abordados. “É importante falar desse tema, saber reconhecer e abordar esses pacientes. Antes de chegar ao nível crítico, elas apresentam alguns níveis de sofrimento emocional, como depressão, ansiedade, isolamento, além de sintomas no corpo, como o coração acelerado e falta de ar, e essas pessoas precisam ser acolhidas, não julgadas. Existem também pessoas que se fecham, geralmente elas já sentiram o peso do julgamento nas costas em algum momento da vida, por isso o papel do psicólogo e da terapia é importante”, frisou.

Francisco Gonçalves, agente comunitário de saúde, participou da atividade e ressaltou que as orientações são essenciais para a melhor abordagem do paciente. “Acrescentou muita informação, pois essa oficina nos traz uma reflexão sobre como abordar e conhecer os pacientes com transtornos psicólogos. A oficina nos abriu um horizonte que nós não conhecíamos”, finalizou.

A Prefeitura de Caxias, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial, seguem com a programação de ações da Campanha Setembro Amarelo durante todo o mês.