Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial, realizaram nesta quarta-feira (14), uma reunião com diversos pontos de atenção do município para debater o tema: O Estabelecimento do Fluxo da Assistência à Saúde Mental da Mulher.

No encontro estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Conselhos Municipais, Conselho Tutelar, Vigilância em Saúde, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e demais serviços.

A reunião faz parte das ações da Campanha Setembro Amarelo que está sendo realizada pela gestão municipal. Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, falou sobre o encontro.

“Hoje estamos aqui para tratar da Rede de Atenção Psicossocial de Caxias, onde cada órgão está esclarecendo qual sua competência e seu serviço, para que juntos a gente possa estar criando e construindo um fluxo de atendimento, principalmente para a mulher vítima de violência. Nós sabemos que a pandemia trouxe vários agravos mentais, não só para as mulheres, mas para a sociedade, e eu como secretária de Política para as Mulheres, provoquei esse momento porque vimos necessidade, baseado nos dados da Rede de Atenção Psicossocial, onde a maioria dos casos que chegaram aos serviços foram de mulheres. Vemos que as mulheres são as mais afetadas e mais fragilizadas”, frisou.

“O encontro foi realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com o objetivo de que a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, UPA, Assistência Social, entre outros serviços pudessem estabelecer juntos um fluxo de assistência a saúde mental para as mulheres, principalmente as que são vítimas de violência. Nós discutimos diversos pontos e foi um encontro muito bacana”, destacou Amanda Costa, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial.