O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, no bairro São Francisco, segue com uma semana de ações alusivas à Campanha Setembro Amarelo. Na última terça-feira (13), os usuários do serviço participaram de uma roda de conversa com os temas: Valorização da vida e a prevenção ao suicídio, e  a necessidade da atenção e cuidado com os sentimentos.

Os usuários socializaram sobre as ações que realizam juntos, além de ouvir informações e orientações dos profissionais da unidade. Deborah Pinheiro, coordenadora administrativa do CAPS III, falou sobre as atividades desenvolvidas durante a semana. “Nós escolhemos essa semana para desenvolver atividades com os usuários que frequentam diariamente a instituição para a terapia. Toda a equipe multiprofissional está desenvolvendo atividades lúdicas e de educação a respeito da saúde mental, que proporcionam uma melhor qualidade de vida”, disse.

O médico psiquiatra, Marcel Almeida, frisou a importância da campanha para a prevenção ao suicídio e ao adoecimento mental. “Nós fazemos todos os anos essa campanha dando enfoque principalmente a prevenção ao suicídio, que é algo muito sério, afeta a sociedade e que no período pós-pandemia se tornou mais frequente. Esse trabalho não é somente do CAPS, envolve também a família, os amigos e as pessoas que possam estar observando qualquer cidadão que esteja apresentando sinais de risco”, disse.

O médico também lembrou que são diversos os sinais que uma pessoa apresenta. O mais importante é se colocar à disposição para ajudar e buscar quem possa auxliar.

“A depressão é a doença mais comum para que as pessoas evoluam para esse quadro de tentativa de suicídio ou consumação. Na grande maioria das vezes, esses pacientes apresentam alguns sinais que devem ser observados principalmente dentro do lar, do trabalho, da escola e da universidade. Eles costumam apresentar sinais e sintomas de diversas formas, como uma desmotivação, não ter mais força de vontade de ir aos locais que antes ele frequentava no dia a dia, além de passar a ter menos cuidado com seu próprio corpo, apresentar uma face de tristeza, ficar mais agressivo, apático ou se isola, apresentam algumas marcas corporais como a autoagressão e outros fatores. É muito importante que a família e os amigos façam a primeira visualização desse problema e tragam aos nosso serviços o quanto antes”, finalizou Marcel Almeida.