Nessa quinta-feira (15), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou mais um desfile cívico no povoado Brejinho em alusão à Independência do Brasil. Ao todo sete escolas, quatro instituições religiosas e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), além da Unidade Básica de Saúde, participaram do desfile.

Desde 2017, a Prefeitura de Caxias (MA), também prestigia as escolas do campo do desfile cívico, descentralizando as ações e proporcionando a participação de todos. “É muito importante vermos desfile na zona rural, da mesma maneira que é proporcionado na cidade, movimentando o comércio, e também o sentimento cívico”, disse Paula Sousa, comerciante.

Muitas pessoas assistiram o desfile como dona de casa Ângela Maria, que destaca que é importante momento cívico, para as escolas do campo. “Minha filha Ana Clara estuda na escola Pedro Neiva de Santana, e isso demonstra que as escolas do campo são prestigiadas, é muito bom vê nossos filhos desfilando, e sabendo a importância da independência”, fria a dona de casa.

Os desfiles continuam com as homenagens alusivas à Independência do Brasil, retratando a importância de autores e escritores de Caxias e a Inclusão nas escolas. Este ano as homenagens são ao Bicentenário da Independência do Brasil, aos 186 anos da Emancipação Política de Caxias e 100 ano da Igreja Assembleia de Deus no Maranhão“, disse Isanice Neves, coordenadora do ensino no Campo.

A Secretária de Educação, tem comparecido em todos os desfiles, seja campo ou sede, e destacou a alegria de participar de cada desfile. “É muito gratificante vivenciarmos esse momento em que comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, podemos destacar tantas coisas nos desfiles, como organização, beleza, criatividade, envolvimento das pessoas da comunidade dos pais e mães de alunos. E, tudo isso, só é possível pelo apoio que o prefeito Fábio Gentil nos dá para conseguirmos esse sucesso, comemorado por todos, seja professores, pais, alunos e comunidade, com isso todos ganham”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

Além do Brejinho, o povoado Cabeceira de São Pedro, Rodagem, Sossego, Nazaré do Bruno e Povoado Caxirimbu recebem os desfiles este ano.