Os trabalhos de tutorias presenciais das ações da Planificação da Atenção à Saúde voltaram a acontecer presencialmente em Caxias (MA). O processo está sendo realizado pelo Hospital Beneficência Portuguesa e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), juntamente com as equipes da Atenção Primária em Saúde do município.

O objetivo da planificação é melhorar os processos de trabalho para garantir a melhor qualidade da saúde prestada aos caxienses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Marisa Costa, coordenadora técnica da Planificação na Atenção Primária, falou sobre o retorno. “Estamos vivenciando o retorno das tutorias presenciais, operacionalizando a planificação através da Beneficência Portuguesa. A presença deles nos fortalece nesse movimento, principalmente na expansão das nossas equipes de Saúde da Família”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Mônica Gomes, destacou que o processo não foi interrompido durante a pandemia, pois as tutorias continuaram sendo realizadas remotamente. “A Planificação da Atenção à Saúde não teve uma interrupção nos processos de trabalho, pois estávamos fazendo o matriciamento remotamente. Nesse momento estamos recebendo o CONASS, Ministério da Saúde, Beneficência Portuguesa, que são nossos novos matriciadores e fazendo as ações com a Atenção Primária e Especializada, revendo todos os processos”, explicou.

A Beneficência Portuguesa é uma referência no Brasil em metodologia de matriciamento, garantido que as metas sejam alcançadas e a população bem assistida. A ideia é continuar o trabalho de envolvimento dos profissionais de saúde na política pública a fim de que todos os pacientes sejam acompanhados passo a passo, para que desde o nascimento até a vida a adulta tenha a melhor assistência.

Lucimara Moura, facilitadora da Beneficência Portuguesa, explicou como será realizado o trabalho. “O CONASS já vem trabalhando a Planificação em Caxias desde 2016, e agora dentro desse projeto, a Beneficência Portuguesa, que é um hospital de excelência em metodologia vai operacionalizar a planificação na região de Caxias. Estamos voltando para avaliar como está o processo neste momento, um diagnóstico atual com as equipes, avaliando como estão os indicadores de saúde, como mortalidade materna e infantil e outras indicadores importantes. Nós estamos com as equipes de Caxias e demais municípios da regional levando conhecimento e a operacionalização através da Beneficência Portuguesa”, disse.

“A Beneficência Portuguesa vai trabalhar com a Planificação que o CONASS já vinha executando, no caso de Caxias e Timon, mas a proposta é fechar a Macrorregião onde a planificação já tinha iniciado. A Macrorregião Leste em Caxias, Timon e São João dos Patos já tinham iniciado o processo pelo Hospital Albert Einstein, já em Codó, Pedreiras e Presidente Dutra, a planificação inicia agora. A macroleste é uma região do Maranhão que será toda planificada”, finalizou Ademilde Andrade, consultora da Beneficência Portuguesa.