O Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou nesta sexta-feira (16), uma palestra com o tema “Setembro Amarelo: Depressão e Ansiedade” para os colaboradores da unidade.

A ação faz parte do cronograma de atividades realizado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Saúde, durante a Campanha Setembro Amarelo.

Maryanne Morais, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UVZ, destacou o objetivo da atividade. “Estamos no mês da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, por isso é importante investir na saúde mental dos nossos colaboradores para que eles se sintam acolhidos, e isso reflita na prestação de serviço e no relacionamento com os colegas de trabalho”, disse.

“O Núcleo de Educação Permanente (NEP) tem como objetivo capacitar nossos agentes para os enfrentamentos do dia a dia junto à população, mas também para eles. Essa capacitação tem um importância muito grande para conhecermos melhor essas situações”, frisou Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Douglas Araujo, agente de combate às endemias, falou sobre a importância da palestra. “Falar sobre saúde mental é muito importante para nós, porque trabalhamos diariamente com pessoas e muitas vezes adentramos nas casas de pessoas que têm esses problemas. Não somos psicólogos, mas precisamos saber como falar e ajudar o morador”, finalizou.

A enfermeira, Sheyla Morais, que ministrou a palestra falou dos assuntos abordados. “Estamos aproveitando o Setembro Amarelo para relembrar a importância da prevenção ao suicídio e do acolhimento, de estarmos aptos a ouvir, principalmente as pessoas que estão passando por transtornos mentais. Além de aconselhar os nossos servidores, para caso eles precisem de acolhimento e ajuda, estarem procurando os profissionais indicados e também mostrarem empatia para as demais pessoas da comunidade que eles tem contato diariamente”, disse.