Na última sexta-feira (16), em mais uma atividade da Campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial, realizou palestra com o tema: Saúde Mental na Juventude, para alunos do Centro de Ensino Gonçalves Dias.

O psicólogo, Luis Fernando, que foi um dos palestrantes, falou sobre os temas abordados. “Percebemos que os nosso adolescentes estão cada vez mais desligados do mundo, imersos nas redes sociais e as vezes adotando comportamentos que não condiz com sua realidade. Uma vez que nós trazemos uma palestra como essa, não é só pra dizer que a vida é importante, mas trazer reflexões e dicas de como podemos prevenir os adoecimentos mentais que estão cada vez mais acentuados”, disse.

Nayra Ruana, professora da unidade, frisou a grande quantidade de jovens com adoecimento mental. “Infelizmente nós temos muitos casos de alunos que sofrem de depressão, ansiedade, crise de pânico, além de problemas sociais e familiares que agravam esses problemas. Temos uma equipe responsável por esses atendimentos, mas ainda assim a demanda é muito grande por isso estamos sempre buscando formas de acolhê-los, e hoje estamos participando dessa palestra para conscientiza-los que eles não estão sozinhos, mesmo que não sejamos capacitados especificamente, mas no primeiro momento de acolhê-los e encaminhar para um profissional da área pode ser feito dentro ou fora de sala”, disse.

A aluna, Francisca Fernanda, destacou a importância do psicólogo para tratar o adoecimento mental. “Eu já tive ideias suicidas, mas procurei ajuda. Passei por 4 psicólogas e elas me ajudaram muito. Hoje estou recuperada”, finalizou.