A Campanha Setembro Amarelo está sendo levada a todos os espaços. Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Políticas para as Mulheres levou uma palestra educativa às mulheres do polo do PMM do bairro Trezidela nessa segunda-feira (19). Um profissional de saúde destacou a importância da busca pela ajuda, mas lembrou que todos podem ajudar em casos de adoecimento emocional.

“Nós estamos tratando de um assunto importante, porque estamos trazendo os serviços de apoio para trabalhar na prevenção. A atividade física é uma forma da mulher relaxar e saber o quanto é bom viver”, lembra Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“O perfil das pessoas suicidas é o isolamento. Então, quanto mais rápido a gente interagir com essas  pessoas, melhor as chances de tirá-las dessa situação. Hoje temos uma rede cruzada, você pode procurar os serviços de saúde, os CRAS ou outros serviços para procurar ajuda”, lembra Iderlan Silva, fisioterapeuta.

O Programa Mulheres em Movimento já funciona na comunidade e a cada dia mais mulheres fazem parte. Por meio da dança, as mulheres são incentivadas a cuidarem mais do físico e mental, ganhando em qualidade de vida.

“É muito bom isso! As aulas mexem com a saúde corporal e a mente. Quando chego no médico e ele pergunta se estou fazendo atividade física, eu respondo que sim e ele diz que estou de parabéns”, diz Conceição de Maria, integrante do PMM.

“A gente tem essa de resgatar a pessoa, sabendo se ela está passando por alguma coisa e precisa de ajuda. Aqui não sou um professor, eu sou um amigo”, disse Fábio Silva, coordenador do polo da Trezidela.