No último domingo (18), a Prefeitura de Caxias em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, realizou a transferência de um recém-nascido de 6 dias para uma unidade especializada em São Luís. A ação foi realizada em conjunto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Maternidade Carmosina Coutinho, o Centro Tático Aéreo (CTA) e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. A criança foi assistida na Maternidade Carmosina Coutinho, mas por necessitar de um acompanhamento mais específico, precisou ser transferida.

O recém-nascido apresentava diagnóstico de cardiopatia congênita e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Carmosina Coutinho. A diretora da unidade, Márcia Santos, explicou o quadro clínico da criança. “ O recém-nascido nasceu dia 13 de setembro de 2022, com diagnóstico de cardiopatia congênita, e estava  internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foi solicitado para uma unidade especializada (Hospital Juvêncio Matos) em São Luís, onde foi transferido dia 18 de setembro via CTA (Centro Tático Aéreo), devido ao mesmo encontrar-se em ventilação mecânica”, disse.

A equipe do SAMU Caxias que realizou o traslado do bebê até o Quartel da Polícia Militar, onde é feito o embarque na aeronave também comemorou mais um trabalho realizado com sucesso. “Mais um trabalho brilhante de parceria entre estado e município, sempre no intuito de salvar a vida da população caxiense” disse Evanildo Luz, enfermeiros SAMU Caxias.

O pai da criança agradeceu pelo acolhimento da Maternidade Carmosina Coutinho, além da mobilização da transferência com toda segurança. “Ele tem alguns problemas renais, em Caxias foi muito bem amparado, mas precisamos de um acompanhamento especializado em São Luís. Só tenho agradecer a equipe do hospital e ao município”, finalizou Francisco.