Nesta quarta-feira (21), é comemorado o Dia da Árvore em todo o território nacional. A data relembra a importância deste bem natural ao meio ambiente e a população.

Em Caxias, a Secretaria Municipal Adjunta de Urbanismo, por meio da Coordenação de Arborização é responsável por espalhar o verde. Só este ano, já foram plantadas em toda a cidade uma média de 150 novas mudas entre ipês, palmeiras, pau mulato, eucalipto e oiti.

Os plantios acontecem em praças e outros espaços públicos da cidade. Sempre que são inauguradas novas obras, é feito também o trabalho de paisagismo com o plantio de mais árvores.

Outro local que já recebeu uma grande ação de plantio foi o canteiro central da BR-316. Para lá foram destinadas cerca de 2 mil mudas de Ixora, um tipo de arbusto resistente a climas quentes.

O ipê é outra árvore muito vista na cidade. Neste período de florada muitos são reconhecidos por suas cores amarelo, branco, roxo ou rosa, eles se destacam e embelezam ainda mais as ruas, avenidas e praças. De acordo com Fred Brandão, coordenador de arborização, mais de 1.500 ipês já foram plantados em Caxias.

“Nós temos muitas árvores antigas em Caxias, as que vão morrendo sempre vão sendo substituídas. Caxias ainda é uma cidade bem arborizada, nós temos feito um bom trabalho para manter esse verde”, afirma Fred Brandão.

Para o secretário de urbanismo Zé Gentil Neto, manter esse trabalho de arborização na cidade é muito importante.

“Para nós é de grande importância contribuir com o verde da cidade. Nosso objetivo é fazer de Caxias uma cidade mais bonita. Pedimos a colaboração das pessoas para que também preservem e cuidem das nossas plantas”, destacou o secretário, Zé Gentil Neto.