A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), vai ofertar cursos profissionalizantes pelo Centro Integrado de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (CIEJAI), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituição de credibilidade que oferece cursos profissionalizantes.

O encontro inicial aconteceu na sala da instituição Senac, com a participação da secretária da Semect, Ana Célia Damasceno e da gerente do Senac.  Professores do CIEJAI e alunos que participaram da aula inaugural e falaram da expectativa de iniciar o curso o quanto antes.

A expectativa desse curso é muito boa e com certeza vai melhorar minha vida profissional futura” destacou o aluno, Luís Paulo.

Para o aluno Igor Fernandes, o curso será um divisor de águas. “O curso será uma grande oportunidade de aperfeiçoar meus conhecimentos na área de informática e futuramente pretendo investir através da aprendizagem nesse curso, sobre jogos e tecnologia”, frisou Igor Fernandes, aluno.

Para o professor instrutor Leonardo Ferreira do Senac que irá ministrar aulas de informática o curso irá proporcionar novas oportunidades. “Essa parceria será benéfica a todos os alunos que participarão do curso, e o curso será importante para os alunos que irão conhecer e se aperfeiçoar nessas novas tecnologias, aprendendo e uma profissão”, ressaltou o professor.

A coordenadora do EJAI Semect, Silvana Sales destacou a importância da educação para os alunos que aliada a uma formação profissionalizante irá proporcionar aos alunos matriculados no CIEJAI, novas oportunidades. “A possibilidade de se aperfeiçoar com cursos oferecidos nessa parceria Semect/Senac, é muito grande. Os cursos são respaldados no documento oficial, seguindo a Implementação das Diretrizes Operacionais de EJA nos Estados, Municípios e Distrito Federal apresentado pela Resolução CNE/CEB N•1 de 28 de maio de 20221, a presença da Educação Profissional na formação escolar de jovens, adultos e idosos, melhorando assim, a melhoria das condições de vida e trabalho”, lembra a a coordenadora do EJAI.

Diego Assunção que é coordenador da educação integral explica às vantagens e benéficos do curso nessa parceria. “Essa é uma oportunidade para esses alunos conhecer uma área que poderá melhorar sua qualificação”, disse o coordenador.

Para a gerente Senac Caxias Rosy Bonfim, o curso em parceria com a Prefeitura através da Semect, quem ganhará será os alunos e a população. “Essa parceria só engrandece a educação municipal, e que também investe nos cursos profissionalizantes, o prefeito sempre acreditou na nossa parceria e a Secretária de Educação, nos respalda com uma parceria que melhorará a vida de muitas pessoas da nossa cidade”, destacou, Rosy Bomfim, gerente do Senac Caxias (MA).

A Secretária de Educação professora Ana Célia Damasceno, destacou às conquistas para a educação municipal. “A educação de Caxias é muito privilegiada, pois temos um Prefeito comprometido com a educação, essa parceria é mais uma prova disso, a Prefeitura Municipal e o Senac, nessa junção, proporcionará além de uma educação de qualidade, cursos que proporcionará a nossos alunos grandes oportunidades para uma vida melhor”, destaca a gestora.