A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) iniciou nesta quinta-feira (22), a Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A previsão é de que sejam vacinados 45 mil animais nas zonas urbana e rural do município.

A vacina antirrábica ainda é a única forma de evitar a transmissão da raiva, que é uma infecção viral aguda. A zoonose pode afetar animais e serem humanos. Gleidson Miranda, coordenador da Campanha de Vacinação Anti-rábica, falou sobre a logística da campanha. “Iremos passar de casa em casa realizando a vacinação, pedimos para a população receber nossos agentes em suas residências, pois estaremos fazendo o possível para vacinarmos todos os animais e cumprir a meta de 100% na cidade”, disse.

Além disso, o coordenador também ressaltou a importância do apoio da população durante a vacinação do seu animal. “A principal função da população é colaborar com o vacinador, pois o agente não pode vacinar o animal sem o dono imobilizá-lo. Caso o morador não esteja em casa no momento da vacinação, ele pode se dirigir a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) pois lá têm funcionários para realizar esse trabalho todos os dias”, finaliza.