Dando continuidade as ações da Campanha Setembro Amarelo, foi realizada na manhã desta quinta-feira (22), uma oficina com o tema “Abordagens psiquiátricas aos pacientes com transtorno de depressão e ansiedade na Atenção Primária à Saúde (APS)”.

A oficina aconteceu no Memorial da Balaiada para duas turmas, no período da manhã e tarde. O médico psiquiatra e facilitador da oficina, Carlos Alexandre, falou sobre os assuntos abordados. “Iremos comentar sobre a importância de tratar os transtornos mentais, onde serão abordados principalmente os transtornos ansiosos e depressivos, para que eles tenham mais ferramentas, do ponto de vista teórico e técnico para iniciar o tratamento até que o paciente chegue aos centros de referência, que são os CAPS e o ambulatório de psiquiatria”, explicou.

Erlanne Livia, referência técnica em Saúde Mental, também destacou alguns pontos abordados. “Essa oficina para os médicos tem o propósito de alinhar o atendimento de saúde mental, com referências a quais locais se devem encaminhar esse paciente. Sendo que primeiramente terá o encaminhamento e o atendimento pela Unidade Básica de Saúde, onde o médico vai avaliar e depois encaminhar para as unidades especializadas”, disse.

“Temos que agradecer a iniciativa da coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS), pois os palestrantes são ótimas referências para que a gente implemente novas práticas e possa abolir as antigas. O objetivo foi justamente fazer uma reciclagem com esses profissionais que estão aqui hoje para que possamos colocar em prática e deixar um ambiente que favoreça a inserção do paciente de saúde mental, além da integração com os CAPSs”, disse Thiago Fontenelle, médico.