A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), realizou nessa quarta-feira (21), no auditório do Ministério Público de Caxias, na cidade judiciária, uma ação alusiva à Campanha Setembro Amarelo, realizada no mês de prevenção ao suicídio. O objetivo foi levar informações sobre a campanha, os sinais de risco de adoecimento mental e ações que podem ajudar, além de apresentar os serviços disponibilizados pela Rede de Saúde Mental de Caxias.

Amanda Costa, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), destacou a importância do momento para o município e para o Ministério Público. “Estar no Ministério Público é ocupar um espaço muito privilegiado. Nós fomos convidados a vir para falar de Saúde Mental, até porque é um assunto transversal, qualquer pessoa de qualquer idade e situação econômica pode sofrer com condições voltada a saúde mental. Também não poderíamos deixar de falar da nossa estrutura, do que nós temos hoje de dispositivos da saúde mental em Caxias, até porque o Ministério Público é um apoio as pessoas e do órgãos e precisam estar informados dos nossos movimentos em relação a operação da rede”, disse.

Ana Claudia, Promotora de Defesa da Saúde e Pessoa com Deficiência, também ressaltou a importância da ação realizada. “Esse olhar voltado para a Saúde Mental é mais do que necessário, é imprescindível. O Ministério Público e eu, como Promotora de Justiça da Defesa da Saúde e da Pessoa com Deficiência, tenho total interesse para que seja difundido os cuidados com a saúde mental. Hoje (21) aqui na promotoria está sendo ministrado essa palestra para os servidores para que se tenha essa busca e saber identificar se está sofrendo alguma coisa. Fazendo a busca desses serviços dentro do município, onde a Rede de Atenção Psicossocial precisa estar fortalecida para, desde atenção básica até os CAPSs, estarem fortes para atender toda a população. A Promotoria de Justiça faz essa cobrança para melhor os serviços e deixar tudo à disposição da população”, frisou.

A Rede de Atenção Psicossocial de Caxias inicia seu processo nas Unidades Básicas de Saúde, além dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), que atendem de crianças ao adulto e o Ambulatório Especializado de Caxias, que dispõe de atendimento de psiquiatria e psicólogo.

Ytaciano Bezerra, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), falou sobre os serviços ofertados na unidade. “Nós temos nossas atividades internas com a psicologia, terapia ocupacional e toda essa Rede de Atenção que vem trabalhando dia após dia a psique dos pacientes, bem como o processo de desintoxicação. A gente levanta essa bandeira contra o suicídio, e utiliza esse mês de Setembro para podermos trabalhar e possamos conscientizar, não só nossos pacientes internos, mas aqueles pacientes que são acompanhados no nosso ambulatório e pela terapia ocupacional, bem como as famílias e o responsáveis”, contou.

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção de combate as ideações e do que o paciente não consegue gerenciar. Quando falamos em saúde mental, muitas vezes vem a mente alguém que está em adoecimento em um hospital, mas é preciso saber que a saúde mental é saúde pública, quando qualquer pessoa começa a ter uma alteração e pedir ajuda. Pode ser uma pessoa que se isola, não quer interagir, não quer permitir uma funcionalidade neurológica e que os neurotransmissores se formem de forma correta”, finalizou Kayle Rodrigues, psicólogo do CAPS AD III.