A Prefeitura de Caxias (MA), anunciou nessa quinta-feira (22), a tão sonhada mudança de nível para professores. Uma demanda dos educadores foi atendida pela gestão municipal. O prefeito Fábio Gentil anunciou a novidade ao lado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno.

Hoje, eu e a secretária Ana Célia Damasceno estamos autorizando a publicação do decreto, onde permite a mudança de nível de todos os professores municipais de Caxias, de acordo com a portaria implementada no dia 5 de abril de 2022. Quero aqui parabenizar todos os professores com essa excelente notícia”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A mudança de nível é um tipo de progressão horizontal dos servidores. A medida garante que os profissionais da educação tenham uma promoção. Quando algum professor passa em um concurso possuindo anteriormente à posse ou exercício do cargo, uma especialização, mestrado ou doutorado, e que tenha sido enquadrado como professor de Nível III, ou seja, detentor do título de Licenciatura, tem o direito de pedir o enquadramento correto no nível de acordo com sua titulação. Com isso, a gestão municipal reconhece os educadores, garantindo o que está escrito na legislação.

Na ocasião, o prefeito também anunciou que vai pagar mais um abono aos professores no dia 15 de outubro. “Quero aqui anunciar que no dia 15 de outubro, todos os professores da rede municipal terão mais um abono salarial”, anunciou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.