A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) realizou na última quinta-feira (22), palestra sobre Saúde Mental na Juventude para os alunos do Centro de Ensino Odolfo Medeiros. A ação faz parte do cronograma de ações realizado pela unidade durante a Campanha Setembro Amarelo, que este ano traz como tema “A vida é a melhor escolha”.

Brenda Amâncio, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), ressaltou os temas abordados durante a palestra. “Nós viemos as escolas para trazer um pouco mais de conhecimento e informação, não só sobre o Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio, mas também para falar sobre saúde mental e da importância da atenção as nossas emoções e sentimentos, ao individual e coletivo, pois entendemos que a saúde hoje não é só a ausência de doença, mas a qualidade de vida. Viemos na Escola Odolfo Medeiros para trazer para esse jovens mais informações e orientações sobre como lidar com algumas situações e emoções internas, para que a gente possa fazer uma prevenção maior não só para o suicídio, como também para o adoecimento mental”, explicou.

André Campos, professor, destacou a importância da ação realizada para os alunos. “No retorno das aulas, percebemos um nível alto de ansiedade nos alunos, as vezes até depressão, e isso tem interferido muito no rendimento escolar. Quando trazemos pessoas para palestrar sobre saúde mental, acabamos ajudando os alunos, algo que tento fazer também na minha área”, disse.