A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), abriu nessa segunda-feira (26), no complexo turístico da Balaiada, a 5ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT). Este ano três escritores estão sendo homenageados, a ludovicense Cléo Rolim e os escritores caxienses Joseane Maia e Elizeu Arruda.

“Eu estou muito feliz, pois é uma oportunidade única estar em Caxias celebrando uma festa da literatura maranhense. A SEMECT está de parabéns por esta iniciativa. Estou ansiosa para ver os trabalhos dos alunos”, lembra Cléo Rolim, escritora homenageada.

“Eu visitei 30 escolas, observei um trabalho comprometido com a prática da leitura, produção de textos e o prazer de ler que as crianças demonstraram, além da alegria das crianças em conhecer os escritores”, frisa Joseane Maia, escritora homenageada.

“Eu acho que nós verificamos nas salas de aulas o quanto nós temos um trabalho pedagógico sério e comprometido com as causas da educação. É uma congregação de forças dos docentes, discentes e escritores”, disse Elizeu Arruda, escritor homenageado.

A Feira tem espaço para o desenho, canto, dança, exposição e música. A abertura contou com apresentações culturais da Banda Euterpe Carimã, Companhia de Dança Wilson Ghilardi e de Naum Esteves, que é cantor, compositor e autor do hino da FLICT.

“Nós buscamos trazer a temática da FLICT através da letra e da diversidade de ritmos da cultura maranhense. Nós temos o Xote e o Bumba meu boi, a ideia foi trazer o que temos de melhor dentro dessa música. Por onde eu passei nas escolas, os alunos já estão cantando a música”, destaca Naum Esteves, cantor e compositor.

Coordenado pela Gestão de Memória e Cultura, a FLICT 2022 traz como tema “Poética de Saberes em ritmos e melodia”. Ao longo do evento, alunos das escolas municipais vão apresentar o que trabalharam dentro das unidades de ensino, uma média de 6 mil alunos por dia devem passar pelo evento. Escritores homenageados também marcaram presença em outras edições.

“A FLICT é muito importante. Nós escritores precisamos ter os nossos livros trabalhados e Caxias conduz esse processo. A FLICT 2019 foi um marco na minha vida, tenho certeza que este ano será um grande sucesso”, frisa Sharlene Serra, escritora.

“O que eu acho importante é que a Feira continua, porque em outros lugares os eventos só começam, mas Caxias continua valorizando, que seja uma política municipal. Quando o texto é trabalhado em sala de aula e reinterpretado pelos alunos, o autor passa a aprender com eles”, lembra Wilson Marques, escritor.

“Os professores homenageados prestaram grandes trabalhos na educação infantil, difundindo a literatura em todo Brasil. Caxias é agraciada com grandes escritores, que trabalham de maneira criativa suas obras. Como diz Ferreira Gullar: ‘A arte existe porque a vida não basta’ e Caxias é isso”, lembra Wibson Carvalho, escritor.

A FLICT  conta também com o Seminário Saberes dos Cocais, debates sobre diversos temas, além da realização da XX Feira Municipal de Literatura. O prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia Damasceno lembraram a importância do evento que atualmente envolve municípios vizinhos, promove a inclusão e inspira alunos e educadores a fazerem muito mais pela educação.

“O objetivo maior é a leitura e a escrita. É uma metodologia nova levar às nossas crianças os estudos, as ideias, a produção de conhecimentos a partir de poesias e dos nossos escritores, assim como mostrar para o nosso aluno que ele também é capaz e tem condições de ser um futuro poeta. A FLICT inspira os alunos a serem escritores”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Todos os homenageados já fizeram muito pela literatura e pelo povo do nosso estado. Eu fico feliz quando vejo em Caxias um livro didático contando a história da cidade pelos nossos professores”, lembra Mário Assunção, professor e vereador.

“Eu creio que além de valorizar o trabalho do escritor, valoriza a leitura e a escrita dentro da sala de aula, além de incentivar os alunos a entrarem nesse universo, trazendo a oportunidade de serem escritores”, lembra Bárbara Letícia, secretária adjunta de Educação de Codó (MA).

“Educação é investimento e precisamos acreditar em nossos profissionais, pois temos grandes escritores. Eu tenho certeza que a FLICT vem valorizar a cultura, a literatura, a música, o teatro e o turismo. Nós estamos envolvendo os municípios da nossa região apresentando novidades para o nosso estado e para o nosso país. Hoje eu me sinto feliz pela consciência de que esse investimento vale a pena”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Segue abaixo a programação da FLICT 2022: