O Ambulatório Especializado de Caxias (MA) recebeu nesta terça-feira (27), ação da Campanha Setembro Amarelo com o tema “A vida é a melhor escolha”. O objetivo foi informar e orientar o público da unidade sobre cuidados com a saúde mental, além de destacar os serviços oferecidos pelo município.

Andressa Cipriano, médica psiquiatra, que conduziu a atividade falou sobre os temas abordados. “O nosso objetivo é popularizar a informação de que existem atendimentos em saúde mental, além de frisar como é o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde Mental e quais os serviços que possuem atendimento de psiquiatra e psicólogos em Caxias, para que a população esteja esclarecida e possa buscar o atendimento, quando perceber que aquela tristeza, ansiedade ou medo já está impactando muito sua vida e pode estar se transformando em um adoecimento”, disse.

Atualmente, o Ambulatório Especializado de Caxias, que funciona na Rua Quininha Pires, n° 105, no bairro Centro (Anexo de Saúde UEMA) dispõe dos serviços de psiquiatria e psicologia. Ivana Furtado, diretora do Ambulatório Especializado de Caxias, destacou os serviços da unidade.

“Hoje nós temos um novo serviço onde oferecemos com qualidade serviços de saúde mental. Temos dois dias da semana com atendimentos psiquiátricos e atendimentos com psicólogos a semana inteira, onde estamos atendendo muitas pessoas que estão em sofrimento mental. É importante saber também que esse paciente deve chegar a esta unidade encaminhado pelo médico da Unidade Básica de Saúde e pelo sistema de marcação, com isso ele já sai com horário e datas marcadas. A outra forma é através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) que também marca e nos encaminha”, explicou.

A coordenadora da Média e Alta Complexidade, Camila Lopes, destacou a importância das ações da campanha serem realizadas em diversas unidades do município para difundir informações sobre os serviços prestados pelo município. “Nós conseguimos alcançar diversos públicos quando a gente levou a Campanha Setembro Amarelo para as unidades, tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na Atenção Primária, quanto as unidade média complexidade que são os ambulatórios, além das ações a nível de hospital. É um tema que precisa ser falado, uma campanha que precisa ser expandida e essa foi a estratégia do município com a Rede de Atenção Psicossocial se estabelecendo, de levar os serviços paras as unidades”, finalizou.