A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou de 26 a 28 de setembro de 2022, uma série de atividades dentro de uma grande programação no Complexo Turístico da Balaiada, da 5ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT).

Ao tempo em que três grandes escritores foram homenageados: a ludovicense Cléo Rolim e os escritores caxienses Joseane Maia e Elizeu Arruda; por outro lado, uma grande quantidade de outros novos nomes da poesia, da arte, da pintura, da música e da escrita, também tiveram espaço.

“A SEMECT está de parabéns por esta iniciativa”, lembra Cléo Rolim, escritora homenageada.

“A alegria é FLICT” disse Joseane Maia, escritora homenageada.

“É uma congregação de forças dos docentes, discentes e escritores”, disse Elizeu Arruda, escritor homenageado.

A Feira foi um espaço para o desenho, canto, dança, exposição e música local e regional.

Só tenho a agradecer a FLICT, que esse trabalho só cresça”, destaca Naum Esteves, cantor e compositor.

O evento foi coordenado pela Gestão de Memória e Cultura, a FLICT 2022 e abordou o tema: “Poética de Saberes em ritmos e melodia”.

“Nós escritores precisamos ter os nossos livros trabalhados e Caxias conduz esse processo”, frisa Sharlene Serra, escritora.

“Quando o texto é trabalhado em sala de aula e reinterpretado pelos alunos, o autor passa a aprender com eles”, lembra Wilson Marques, escritor.

“Caxias é agraciada com grandes escritores que trabalham de maneira criativa suas obras” destaca Wibson Carvalho, escritor.

Ao longo do evento alunos das escolas municipais apresentaram trabalhos, recitaram poesias, lançaram livros, puderam compartilhar experiências com escritores, dentre outras atividades.  Uma média de 6 a 7 mil alunos da rede municipal passaram por dia no evento.

“O livro Paisagens da mente é um livro de prosa e poesia. A partir da leitura de mundo que a geografia me proporcionou, a gente trabalha com as paisagens, e a nossa mente também processa paisagens diferente”, frisa Germano Ramos, escritor.

“A FLICT proporciona muitos conhecimentos e é um nível riquíssimo de conhecimentos para as pessoas”, lembra Joselma Lopes, coordenadora do programa Saúde na Escola.

“Eu gosto de brincar com a arte, surrealismo… Eu gosto de Caxias porque é um prato cheio para mim. O patrimônio histórico, os prédios, a cultura, e eu gosto de retratar isso”, disse Sid Sertão, artista plástico.

“A leitura é uma ferramenta muito importante no processo de ensino-aprendizagem. A contação de histórias é um bônus, é a protagonista nesse processo de fazer com que o educando se interesse pela leitura”, lembra Cristiane Sharon, auxiliar de biblioteca.

A FLICT realizou também o Seminário Saberes dos Cocais, que proporcionou debates e lançamentos de livros e a XX Feira Municipal de Literatura foi recheada com novidades no palco e exposições. Contação de histórias, oficinas de música, biblioteca itinerante, desenho ao vivo e também os artesãos de Caxias foram presença marcante ao longo da FLICT.

“Vocês que estão aqui estão abrilhantando essa festa, mas também estão sendo aplaudidos do céu pelo Gonçalves Dias, pelo Carvalho Junior, pelo Vespasiano Ramos e por tantos poetas que fizeram de Caxias a cidade dos poetas”, frisa Mário Assunção, vereador.

A FLICT foi encerrada com um Sarau Poético, em homenagem a Salgado Maranhão, poeta caxiense, mas também, trazendo poesias de outros nomes da literatura caxiense.

“A 5ª FLICT foi um momento ímpar, na história da cultura, do turismo, da literatura de Caxias e da região dos cocais. Para além dos escritores homenageados, diversos outros estiveram presentes, lançando seus livros, escritores de Caxias, da região e do Piauí. Todos são muito bem vindos. O fechamento com o sarau mostrou o poder da literatura e da música de Salgado Maranhão”, disse Francigelda Ribeiro, gestora de Memória e Cultura da SEMECT.

“Quero agradecer a todos e a todas, os nossos convidados especiais, professores, gestores e alunos. Muito obrigado a vocês que recitaram poemas bonitos de Salgado Maranhão. É para que possamos evidenciar cada vez mais os nossos poetas caxienses e mostrar o quanto é simples fazer parte de um momento como este, mas também o quanto isso nos engrandece”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).