Nesta quinta-feira (29), profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) realizaram palestra alusiva à Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, para os assistidos do Centro de Convivência para Idosos (CCI) do bairro Trezidela.

O objetivo da ação foi orientar e informar os idosos do equipamento social sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e ao adoecimento mental.

Núbia Rodrigues, supervisora do CCI Trezidela, falou sobre a atividade. “Nesse momento estamos encerrando a Campanha Setembro Amarelo em parceria com a coordenação do CAPS AD III, e hoje falamos sobre prevenção do suicídio. Foi uma intervenção e um momento de orientações sobre a campanha”, contou.

Kayle Rodrigues, psicólogo do CAPS AD III, ressaltou a importância de falar sobre a temática para os assistidos. “O idoso é um indivíduo que necessita ter qualidade de vida, para evitar depressão. Eles devem entender que são extremamente funcionais, mesmo em uma certa idade. A saúde mental vem corroborar dizendo para o idoso que ele é colaborativo e significativo”, frisou.

A representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Claudia Braz, destacou a parceria entre as secretarias. “As Secretarias sempre trabalham em parcerias, é uma orientação constante da Rede Socioassistencial com os demais órgãos. Tem sido um trabalho gratificante levando prevenção a esse público, que são os idosos. Estamos sempre sendo capacitados sobre como trabalhar com os idosos, sobre acolhimento e as formas de desenvolver esse trabalho”, disse.

Glades Nogueira, assistida da unidade, destacou o trabalho da unidade. “É ótimo, nos ajuda muito. Aqui é um momento de segurança, somos tratadas com respeito. O trabalho que fazem aqui é maravilhoso”, finalizou.