A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizaram nessa quinta-feira (29), um Fórum de Professores, no Centro Universitário UniFacema.
“Os professores saíram daqui com possibilidades importantes, permitindo que eles aplicassem na vida e no trabalho. Esse é o propósito do SEBRAE e da Secretaria Municipal de Educação. Quero agradecer a participação de todos e a parceria”, frisa Stênio Pinheiro, gerente do SEBRAE Caxias (MA).
“Nós temos que investir pra que nossa imagem não seja apenas a daquele que ensina conteúdos, mas daqueles que buscam comportamentos diferentes dos alunos em sala de aula. Trabalhar com o conteúdo é importante, mas e preciso buscar as metas com base nos sonhos que elas têm. Somos nós professores que fazemos isso acontecer”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.
“Nós estamos levando essas idéias para dentro das nossas unidades, onde elas reverberam com a proposta da educação com os professores e estudantes. Nós estamos fazendo um Fórum dentro de uma faculdade. O nosso propósito é levar conhecimento”, lembra Idenê Maia, gerente da cultura empreendedora do SEBRAE.
O evento foi voltado aos educadores com o foco no empreendedorismo. O tema abordado foi: O professor empreendedor e os desafios da educação na atualidade. A palestra foi ministrada por Mariah Oliveira, pedagoga e especialista em Educação de Jovens e Adultos.
“Você está convencido ou convencida de que o empreendedorismo é importante para a educação? Porque a gente pode correr o risco de repetir práticas em sentido ou significado. Precisamos olhar para o que estamos fazendo. Nós precisamos colocar projetos em prática, temos que tomar iniciativa, planejar, gerir, e isso vale para a vida”, lembra Mariah Oliveira, pedagoga e especialista EJA.
Durante a palestra os professores puderam debater assuntos que estão na ordem do dia para os profissionais da educação, como: tecnologia, como construir atitudes empreendedoras nos alunos, mobilizar equipes, dentre outros temas.
“O professor precisa inovar as práticas pedagógicas. Eu estou graduando em Pedagogia, já no final, e acredito que essa mente empreendedora precisa ser despertada em muitos professores”, lembra Jadhiel de Sousa, participante.
“Ser professor empreendedor é buscar atividades que possam fazer com que você gerencie melhor seu dia a dia, como idéias, atividades, resolução de problemas, mobilização de pessoas… então, todas essas habilidades são importantes para o professor empreendedor”, destaca Larisse Sousa, professora.